Educação: Pilotos de Stock Car dão aula prática de cidadania para alunos da rede estadual

O evento foi realizado no bairro de Santa Cecília, no Centro da Capital

sex, 25/04/2003 - 18h54 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 100 alunos da E.E. Fidelino Figueiredo, na região de Santa Cecília, zona central da capital, tiveram ontem um dia diferente de aula: os pilotos Raul Boesel e David Muffato da equipe Repsol Boetgger de Stock Car, uma modalidade de ponta do automobilismo, estiveram na escola para um contato mais próximo com os estudantes.

Abordando assuntos como a importância dos estudos para fazer carreira no mundo esportivo, a importância de dizer não às drogas, o machismo no automobilismo, principais categorias deste esporte e influência do meio externo na formação da personalidade, as horas passadas com os estudantes deixaram os pilotos surpresos com a maturidade dos questionamentos e a segurança com que foram direcionadas as perguntas. O piloto David Muffato lembrou que muito embora já tivesse feito palestras para platéias de várias faixas etárias, poucas vezes ele foi inquirido com tanta sensatez e pertinência.

Raul Boesel, paulistano de 45 anos que já conheceu literalmente o mundo correndo, salientou a alegria dele em estar falando em sua cidade para estudantes da escola pública, que tratam o futuro de maneira consciente e respeitosa, envolvendo-se em todas as atividades escolares que forneçam subsídios para alcançar uma vida melhor. Ele não esqueceu de dizer que sua formação acadêmica(engenheiro) contribuiu para melhorar seu rendimento como esportista, tornando-o mais produtivo .

A professora Arlete Scotto, coordenadora da COGSP( Coordenadoria de Ensino /Região Metropolitana e Grande São Paulo), que esteve no encontro, representando a Secretaria da Educação, fez questão de enfatizar a importância da escola como forma mais eficiente de alcançar sucesso na vida pessoal, bem como a relevância de estabelecer parcerias que possibilitem aos estudantes um maior contato com o mundo exterior, onde as instituições de ensino estão inseridas e necessita cada vez mais aproximar-se, para garantir uma formação completa e cada vez melhor.

Este encontro faz parte de um projeto idealizado pelos patrocinadores da equipe Repsol, Alejandro Roig, diretor de Relações Institucionais e pelo consultor, Paulo Roberto Moreira Silva. A empresa, com matriz na Espanha, faz um resgate de sua dívida social, patrocinando projetos que envolvam setores educacionais. No Brasil, vai constituir-se de visitas periódicas às escolas estaduais, inclusive às participantes do Projeto Parceiros do Futuro, para debates dos pilotos com a comunidade escolar, abordando temas do interesse deles, além de palestras de prevenção ao uso de drogas .

Após a conversa, os pilotos Raul Boesel e David Muffato distribuíram camisetas e bonés da equipe, autografaram cadernos, papéis e tudo que os estudantes apresentaram para ser assinado, tiraram muitas fotografias e convidaram os meninos para acompanharem pela televisão à corrida no próximo domingo.

Secretaria da Educação