Educação: Paulo Autran é homenageado em apresentação para professores

Evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes

ter, 05/07/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo


Uma noite de grande espetáculo. Foi assim a apresentação da peça Visitando o Sr. Green para mais de mil professores da rede estadual, na última segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes. A apresentação especial faz parte do projeto Caminho das Artes, que possibilita a professores e alunos visitarem museus, assistirem a peças e apresentações musicais, numa iniciativa de capacitação dos educadores e formação de público.

“A arte é essencial para mexer com a sensibilidade do professor, para que este possa tocar a alma do aluno em sala de aula”, disse o secretário da Educação, Gabriel Chalita, ao público da noite. Ao final do espetáculo o Governo do Estado homenageou Paulo Autran, um dos protagonistas da peça. “É uma emoção ser escolhido para fazer parte deste projeto. Só por esta iniciativa, o Governo já está de parabéns”, disse o ator, que recebeu uma placa do governador Geraldo Alckmin. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, e o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, também estavam presentes à homenagem.

O Caminho das Artes prevê uma programação variada a ser realizada na capital e no interior do Estado. Ontem, em Campinas, foi exibida a peça Despertando para Sonhar, com os atores Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr, na Escola Estadual Culto à Ciência. No dia 6, o espetáculo acontece no auditório da UNISAL, em Lorena. Hoje, dia 5 de julho, mais mil professores assistem Visitando o Sr. Green no Palácio dos Bandeirantes.
Despertando para Sonhar já foi vista por cerca de 17 mil pessoas, entre alunos e educadores. Além dela, desde 2004, as peças Hécuba e Tarsila tiveram um público estimado de 12 mil pessoas.

Caminho das Artes
O programa “Caminho das Artes” reúne as atividades que a Secretaria Estadual de Educação vem desenvolvendo em 5 frentes – museus, teatro, música, dança e cinema. O objetivo é promover a capacitação e a formação continuada dos educadores e a formação integral dos estudantes. São atividades que conferem ao currículo da escola pública uma perspectiva cultural, com o objetivo de promover uma educação de qualidade.

Nos últimos três anos, além de levar alunos e educadores a exposições e a espetáculos de teatro e dança, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem investido em projetos como o “Descubra a Orquestra” e o Cine Família. Desenvolvido com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o “Descubra a Orquestra” é um novo formato do Programa Formação de Público, do qual agora também faz parte o Programa Formação de Professores, que oferece formação continuada de professores em educação musical. O Cine Família exibe filmes em escolas estaduais nos finais de semana, integrando a Escola da Família (este programa, que fará dois anos em agosto, abre as escolas nos fins de semana para a realização de atividades comunitárias, esportivas, culturais e de geração de renda).

No total, as ações culturais da secretaria já atingiram 800 mil alunos e educadores em todo o Estado. No ano de 2005, estima-se que 150 mil pessoas terão acesso a espetáculos e exposições por meio delas.

Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa