Educação: Parque vira sala de aula para professores

Parque foi o cenário para a capacitação de 2 mil educadores

qua, 24/03/2004 - 18h27 | Do Portal do Governo

O parque foi o cenário para a capacitação de 2 mil educadores da rede pública estadual no Laboratório Educativo Hopi Hari. A parceria assinada nesta quarta-feira, dia 24, com a Secretaria de Estado da Educação, intensifica a proposta educativa iniciada em 2002, ano em que as instalações do parque serviram pela primeira vez para trabalhos interdisciplinares.

Este ano o projeto foi reforçado. O material pedagógico, composto por livros e cartilhas, conta com a assinatura do educador Rubem Alves e do jornalista Gilberto Dimenstein. O objetivo principal é auxiliar o processo educativo por meio de atividades lúdicas e interativas, tornando o aprendizado mais produtivo e emocionante.

Durante o evento, o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, enfatizou a importância de investir na capacitação dos professores. “Quanto mais investirmos na capacitação, melhores serão os resultados. Essa experiência deverá quebrar o mito de que a Física é uma disciplina difícil. Os trabalhos começam em abril e serão estendidos para outras disciplinas”, concluiu.

Os professores de Física utilizarão o Laboratório Educativo para dar enfoque aos diversos temas da disciplina como: queda livre, energia mecânica, potência, temperatura de corpos e choques. O investimento de 320 milhões na construção do maior parque temático da América Latina está voltado não só para o entretenimento como também para a educação, reforçou o presidente do Hopi Hari, Armando Pereira.

“ Com esta sala de aula interativa, é possível a aplicação prática das diversas matérias como História, Geografia, Estudos Sociais, Artes Plásticas, além de programar temas transversais”, disse Pereira. A vocação educativa do parque é justificada pelos dados estatísticos do ano passado. O empreendimento já recebeu mais de 1,2 milhão de alunos do Estado de São Paulo.

Responsáveis pelos principais setores da Secretaria no sentido de apoiar, promover e dar sustentabilidade ao projeto, estiveram presentes ao evento os coordenadores do interior, Élcio Selmi; da região metropolitana de São Paulo, Arlete Scotto; e da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Sônia Silva. Após as capacitações, a Secretaria deverá expandir a proposta com a incorporação dos educadores do programa Escola da Família e dos adolescentes em regime de semiliberdade da Febem.

Luciane Salles – Secretaria da Educação