Educação: Parceria oferece música erudita para estudantes

Objetivo é estimular nos alunos o gosto pela música clássica

seg, 12/04/2004 - 13h18 | Do Portal do Governo

Os secretários de estado da Educação, Gabriel Chalita, e da Cultura, Cláudia Costin, assinaram na última quinta-feria, dia 8, uma parceria que vai proporcionar aos alunos da rede pública paulista uma experiência muito especial. O programa “Formação de Público”, criado pela secretaria da Cultura há três anos, levará estudantes à Sala São Paulo para assistirem aos ensaios gerais abertos e concertos didáticos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica de Santo André.

A parceria leva em conta o objetivo principal do projeto, que é o de fomentar o gosto pela música erudita entre as pessoas. Os alunos, antes de acompanhar os espetáculos musicais, participam de palestras sobre música clássica, em que aprendem o que é uma orquestra, quais as famílias de instrumentos que a compõem, entre outras informações. Para falar aos estudantes, os professores das escolas estaduais passam por um curso de capacitação, que orienta os profissionais como utilizar os princípios pedagógico-musicais nas atividades em sala de aula.

Para Gabriel Chalita, a música é extremamente importante no processo educacional desenvolvido junto à criança e ao jovem. E de acordo com o secretário, não é verdade afirmar que criança não gosta de música clássica. Quando tem acesso a esse tipo de formação, segundo Chalita, ela aprende a ouvir e a admirar os sons produzidos por uma orquestra.

E foi o que aconteceu. Sob os olhares e ouvidos atentos de uma platéia formada por 400 estudantes entre 7 e 10 anos, o maestro Roberto Minczuk comandou a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, após a assinatura da parceria entre as duas secretarias. No repertório, duas obras importantes: Insônia, do brasileiro Francisco Braga, e Concerto duplo em Lá menor, Op. 102, de Johannes Brahms. Em silêncio absoluto, as crianças, já admiradas com a beleza e o requinte da Sala São Paulo, souberam apreciar cada nota e movimento executados pela orquestra. Uma apresentação que foi coroada, ao final, com um sonoro e entusiasmado ruído de palmas produzido pelo público mirim.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
V.C.