Educação: Parceria cria canal para professores

NET Educação estréia com compromisso de difundir conhecimento e experiências de sucesso

seg, 29/11/2004 - 20h41 | Do Portal do Governo

Diariamente, educadores terão mais uma chance de capacitação e difusão de conhecimento. Está no ar o NET Educação, um espaço no canal 15 da NET, onde são transmitidos programas de duas horas diárias, das 7 às 8h e do meio-dia às 13 horas, de segunda a sexta-feira, voltados para capacitação de educadores. O NET Educação é produzido pela Secretaria da Educação,

Essa iniciativa é uma parceria de responsabilidade social da Secretaria com a Net Serviços, que além de disponibilizar gratuitamente duas horas na grade de programação instalou 120 pontos da Net em escolas públicas estaduais. As escolas beneficiadas em São Paulo fazem parte do Programa Escola da Família, que promove atividades culturais, esportivas e pedagógicas nos fins de semana.

Durante a semana, a grade do NET Educação se reveza com os programas Teleconferência (um apanhado das capacitações que já aconteceram), Saber e sabor (programa no qual o secretário Gabriel Chalita discute temas transversais da educação com dois convidados fixos – Eduardo Martins e Içami Tiba – e um volante) e Escola da Família (matérias mostram os projetos desenvolvidos pela comunidade em escolas aos finais de semana). Quadros fixos fazem parte da programação:

  • Fala Mestre – depoimentos de professores e professoras falando de suas experiências positivas, soluções que encontraram para desafios do dia-a-dia, assim, ajudando outros professores da rede que passam pelas mesmas situações.
  • Pipoca, Poltrona e Saber – um filme de curta-metragem ou trechos de longas serão exibidos. O apresentador entrevista um pedagogo que levantará conteúdos pedagógicos e dinâmicas para que o professor possa trabalhar este filme em sala de aula.
  • Escola Show – talentos da rede. – trabalhos relacionados às artes desenvolvidos nas escolas por alunos e professores.
  • Minha Escola – um aluno que se destaque por alguma atividade, apresenta a sua escola e sua atividade ao espectador.
  • Rede em Ação – notícias da rede, projetos, dicas, comunicados e a agenda da secretaria.
  • Histórias da Rede – histórias emocionantes de professores ou funcionários da rede que fizeram o resgate da escola pública.
  • Projetos da Rede – projetos da rede
  • Assim que se faz – destaque a uma boa notícia da rede.
  • Quem Sabe, Ensina – capacitação – matérias já existentes reeditadas sobre capacitações específicas: português, matemática etc numa abordagem “transversal”.

    Egle Cisterna – Da Secretaria da Edicação