Educação: Pais de alunos participam da volta às aulas nas escolas estaduais

nd

qua, 06/02/2002 - 20h30 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, as 5.800 escolas estaduais paulistas recepcionaram 6 milhões de alunos que retonaram às aulas, e contaram com a participação de pais ou responsáveis.

A comunidade visitou as exposições dos trabalhos realizados pelos alunos no ano passado, assistiu e participou de apresentações artísticas, culturais e esportivas e ainda teve acesso ao relatório da unidade escolar, explicando como aplicou os recursos repassados pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo durante 2001.

Atualmente, cerca de 99% das crianças paulistas de 7 a 14 anos e 94% dos jovens de 15 a 17 anos estão na escola. Um alto índice em comparação com o restante do País, e que transformou a escola num importante centro de integração da comunidade.

‘Assim, é muito importante que a escola seja administrada com o apoio e engajamento dos pais, através da Associação de Pais e Mestres (APM), Conselhos de Escolas, ou simplesmente com a participação nas reuniões e no dia-a-dia dos seus filhos’, afirmou a secretária Rose Neubauer.

O objetivo da Secretaria da Educação é que os pais tomem conhecimento dos avanços que vêm ocorrendo atualmente nas escolas estaduais, como a garantia de 5 horas de aula, cobertura de 1.600 quadras para utilização como centro de lazer e esporte, escolha de 2 milhões de livros por alunos do Ensino Médio para as bibliotecas e maior tempo de dedicação do professor à escola com o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).