Educação: Padaria Artesanal incentiva escola estadual em Campinas

Parceria com empresa privada ajuda o estabelecimento a conseguir matéria-prima para produção de pães

sex, 06/05/2005 - 15h50 | Do Portal do Governo

O Projeto Padaria Artesanal, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, está gerando uma onda de iniciativas positivas nas escolas da rede estadual de ensino. Tendo como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda, várias escolas estão desenvolvendo diversos projetos e um dos exemplos é o da EE Profª Dora Maria Maciel de Castro Kanso, que difundiu um conceito com o nome de “O Pão Nosso de Cada Dia”.

Após ter recebido o Kit Padaria, a escola de Campinas buscou parceiros expressivos como a Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP e a empresa Cargil Alimentos, para ajudar na doação com a matéria-prima (trigo e fermento).

Segundo a coordenadora do projeto na escola, Maria José Turatti, os pães são confeccionados de acordo com as instruções recebidas e quase sempre coincidem com as vontades dos alunos, que fazem as receitas solicitadas como sonhos, carolinas, pão de queijo, pães recheados etc. ”O melhor momento se dá quando entregamos os pãezinhos às crianças. A alegria delas nos enche de satisfação.” diz a coordenadora.

Contando com ampla participação da comunidade escolar e coordenada pela equipe do Programa Escola da Família, a Padaria Artesanal da EE Profª Dora Maria Maciel de Castro Kanso funciona aos sábados e domingos, das 13h às 18h, ministrando cursos básicos de panificação, produção e manejo de pães doces e salgados.

Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa

(LRK)