Educação: Orquestra formada por alunos do interior se apresenta no ‘Quarta Viva’ da TV Canção Nova

Programa será exibido hoje, às 22 horas

qua, 11/08/2004 - 17h07 | Do Portal do Governo

O “Quarta Viva”, programa apresentado pelo profº Gabriel Chalita ao vivo, deverá mostrar, nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 22h, a experiência de uma escola estadual do interior.

Com instrumentos próprios e alguns emprestados, alunos da EE professora Francelina Franco, município de Buri, montaram uma orquestra.

Com o apoio da direção da escola, o Assistente Técnico Pedagógico de Arte, João Carlos Kuntz, é regente e arranjador da orquestra composta por 15 alunos. A orquestra começou há três anos, por iniciativa dos próprios estudantes, e desde então, o grupo se apresenta em diversos eventos.

No ano passado, receberem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura, para a compra de alguns instrumentos e aulas no Conservatório Municipal de Buri. Agora, eles têm curso de aperfeiçoamento e se apresentam em eventos da escola (Escola da Família, Reunião de pais, Agita Galera, entre outros) e no próprio município em eventos religiosos, cívicos e particulares (aniversários casamentos e formaturas).

Este ano participaram de eventos organizados pela Diretoria de Ensino (Campanha do Agasalho, Encontro de Gremistas, entre outros). “São alunos de famílias simples, porém com muita força de vontade, disciplina, humildade e dedicação, sendo muito bem acolhidos e aplaudidos em eventos onde se apresentam”, disse o dirigente de Itapeva, Delvi Ferreira.

Luciane Salles, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.