Educação: ‘O Jornal na Sala de Aula’ é tema de seminário na Secretaria

Especialistas em Comunicação Social e jornalistas da mídia impressa e eletrônica participaram do evento

ter, 21/10/2003 - 12h12 | Do Portal do Governo

Especialistas em Comunicação Social e jornalistas da mídia impressa e eletrônica foram os convidados do Seminário estadual ‘O Jornal na Sala de Aula’ realizado nesta segunda-feira, 20 de outubro, no Auditório da Secretaria de Estado da Educação. O Seminário foi organizado pelas equipes da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), com a presença dos Assistentes Técnicos Pedagógicos de Língua Portuguesa e História, dirigentes e supervisores de ensino das 89 Diretorias de Ensino da rede.

Na abertura do evento, Gabriel Chalita, Secretário da Educação, enfatizou a importância do jornal como ferramenta para trabalhar as questões do cotidiano. ‘O jornal é significativo nos níveis local, regional e nacional. Precisamos de estratégias para instruir o professor e espero que nessas oito horas vocês possam construir um modelo pedagógico sobre o uso do jornal em sala de aula para toda a rede’, definiu o Secretário.

A primeira palestra, que abordou o tema ‘O caráter pedagógico da utilização do jornal na sala de aula’, o docente da PUC professor João Hilton Sayeg Siqueira, comentou que a leitura do jornal é um processo de socialização entre os alunos. ‘Para se trabalhar com o jornal em sala de aula, é preciso instrumentalizar os professores, saber interpretar a linguagem jornalística e conhecer a diagramação. Não basta só a leitura do jornal, é necessário mudar o paradigma com o auxílio de outros profissionais’, disse Siqueira.

O seminário com os profissionais da rede tem o objetivo de utilizar o jornal de maneira multidisciplinar, com uma visão integrada das diversas áreas do conhecimento, favorecendo a relação entre conteúdos curriculares e as notícias do cotidiano.

O Jornal ‘A Tribuna de Santos’ já possui um Programa com o uso do jornal nas escolas públicas da Baixada, a coordenadora afirmou que é importante levar o fluxo de informações para a construção da cidadania do aluno. ‘O jornal deve ser usado como recurso de conscientização, participação, orientação para o mercado de trabalho e como contribuição para diversos valores’, acredita Silvia Costa, coordenadora do Programa ‘Jornal Escola’.

Foram apresentados ainda os jornais elaborados pelos alunos das escolas estaduais José Cândido, de Araçatuba, e Vila Correia II, de Ferraz de Vasconcelos. Na E.E Vila Correia II, os estudantes incorporaram técnicas jornalísticas.

No encerramento do seminário, o jornalista Carlos Nascimento, apresentador do Jornal Hoje – da TV Globo – e colunista do ‘Diário de S. Paulo’, endossou em palestra a importância da iniciativa. E destacou a necessidade de os jovens não somente receberem informações, mas conseguirem interpretá-las, conhecendo as várias linguagens jornalísticas, desde a da Internet até a usada na televisão. “Os jovens de hoje têm muitas informações, mas grande carência no papel de interpretação da vida.”

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação