Educação: Mutirão da Cidadania e Concerto pela Paz mobilizam alunos da rede estadual de ensino

nd

sex, 28/06/2002 - 12h43 | Do Portal do Governo

Cerca de 10 mil estudantes da rede pública de ensino estarão nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 16h30, participando do Concerto pela Paz na Escola. O evento será realizado no Ginásio do Ibirapuera e marca o lançamento do Mutirão da Cidadania, que começa a ser desenvolvido nas escolas a partir de julho.

Segundo o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, o objetivo deste trabalho é fortalecer o conceito de cidadania nas crianças e adolescentes da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. ‘O Mutirão da Cidadania é um programa que visa resgatar em cada aluno de nossas escolas os valores imprescindíveis à construção de uma nação realmente soberana’, destaca o secretário.

A execução prática das atividades propostas pelo Mutirão terá o apoio técnico, a orientação e o subsídio da Secretaria de Estado da Educação e de diversas secretarias estaduais e instituições parceiras.

O Mutirão da Cidadania começará no próximo dia 4 de julho, em cerca de 150 escolas (Região Metropolitana e Interior). O projeto é composto por 10 ações a serem desenvolvidas em toda a rede pública de ensino do Estado de São Paulo. O princípio fundamental do mutirão, de acordo com o secretário Gabriel Chalita, é criar uma Escola-Cidadã com a integração de toda a comunidade contra a violênca, preconceito, drogas e consumismo.

Entre as ações previstas no Mutirão da Cidadania destacam-se: Hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional; Incentivo ao voluntariado; Coleta Seletiva de Lixo; Valorização do ambiente escolar; Toda escola com grêmio; Consumidor consciente; Bandas da juventude; Concertos para a juventude nas escolas; Cinema na escola e Escola cidadã.