Educação: Mostra fotográfica destaca atuação do programa Parceiros do Futuro

Lançado há quase três anos, o programa já realizou 212 mil atividades

qua, 20/02/2002 - 11h31 | Do Portal do Governo

Lançado há quase três anos, o programa já realizou 212 mil atividades para 5,6 milhões de alunos e membros da comunidade

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e o Espaço Cultural Conjunto Nacional realizam uma grande exposição fotográfica de Rosa Gauditano. Os 30 painéis retratam o cotidiano das escolas que participam do programa Parceiros do Futuro.

O programa, criado em 1999 na gestão Mário Covas/Alckmin, e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, abre as escolas aos finais de semana para a comunidade. A maioria das unidades está situada em regiões violentas da Capital e da Grande São Paulo. O governo conta com a parceria das comunidades e instituições da sociedade civil para desenvolver um trabalho de prevenção contra a violência e de melhoria da qualidade de vida das populações atingidas, tornando mais raras as possibilidades dos jovens serem atraídos pelas drogas e pela marginalização.

O Parceiros do Futuro realiza atividades em quadras, auditórios, pátios, salas e laboratórios de informática das 116 unidades de ensino da rede estadual selecionadas para funcionar como escolas-pólo. Essa iniciativa envolve de 8 a 10 escolas de seu entorno, totalizando cerca de 1.100 escolas no programa.

Nesses espaços realizam-se atividades esportivas, cursos, palestras e apresentações artísticas abertas aos próprios alunos da escola, incluindo crianças, jovens e adultos da comunidade. Desde seu lançamento, o programa já contabilizou a oferta de 212 mil atividades para 5,6 milhões de alunos e membros da comunidade. Cerca de metade dessas atividades foi patrocinada pelas Secretarias de Estado (Educação, Cultura, Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Segurança Pública) e por associações, empresas e fundações. A outra metade veio das próprias comunidades, que se organizaram para promover cursos ministrados por voluntários (artesanato, línguas estrangeiras, capoeira, dança) e apresentações com os artistas locais, num movimento de valorização e difusão de sua cultura.

Os painéis estarão expostos no piso térreo do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073) até dia 06 de março.