Educação: Mostra de arte sobre sexualidade reúne 63 escolas e 75 mil alunos

Evento começou na quarta-feira, dia 1º, e vai até dezembro

sex, 03/10/2003 - 9h20 | Do Portal do Governo

A 2ª Mostra Vida Positiva, parceria da Secretaria de Estado da Educação com a ONG Vida Positiva, a Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) e a Diretoria de Ensino Centro, começou na quarta-feira, dia 1º, e vai até dezembro. Serão dois meses de programação, abrangendo 63 escolas, a comunidade e aproximadamente 75 mil alunos.

O objetivo é conscientizar os alunos da escola pública estadual sobre a importância da criação de grêmios para difundir o conceito de cidadania e todas as questões voltadas para a sexualidade na adolescência. Os temas de educação sexual (como aids, drogas, gravidez na adolescência e uso de preservativo) serão apresentados de forma dinâmica, por meio de palestras, artes plásticas, filmes, teatro e outras ações interativas.

Uma exposição, composta por obras de 20 artistas plásticos com diversos aspectos da educação sexual, estará disponível para visitação das escolas e público em geral até o dia 28 de novembro, no espaço cultural da Oficina Pedagógica, na sede da Diretoria de Ensino Centro. Cartazes sobre a mostra estarão espalhados em locais públicos da capital para que a comunidade possa agendar uma visita.

Alunos de escolas que possuem grêmios participarão de quatro oficinas, com profissionais da Diretoria de Ensino e da ONG, que abordaram o tema prevenção. A intenção é despertar a consciência para a questão da aids, da reciclagem e da importância da cidadania. Em novembro, os Assistentes Técnicos-Pedagógicos de Arte da Diretoria de Ensino assistirão a uma programação de filmes sobre o tema ‘Sexualidade em Tempo de Aids’. O objetivo é discutir e criar uma orientação específica para os alunos multiplicadores.

No encerramento das atividades, os artistas doarão suas obras para a ONG Vida Positiva. No lugar, ficará uma exposição realizada pelos alunos para demonstrar os resultados apreendidos ao longo dos dois meses de trabalho conjunto.

Programação:
De 2 de outubro a 28 de novembro
Exposição da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC), reunindo artistas e discutindo o tema por meio das obras.

  • Dias 2, 9, 23 e 30 de outubro
    Oficinas de prevenção para alunos dos grêmios estudantis de escolas atendidas pela Diretoria de Ensino Centro, professores e coordenadores monitorados por educadores da Associação Vida Positiva. As atividades ocorrem das 8 às 12h30.

  • Novembro
    Programação de filmes sobre o tema “Sexualidade em Tempo de Aids”.

  • De 1º (Dia Mundial de Combate à Aids) a 31 de dezembro
    Exposição dos trabalhos de artes plásticas com peças de reciclagem dos alunos participantes das oficinas, produzidas durante o mês de novembro, sobre o tema “Sexualidade em Tempo de Aids”.

    SERVIÇO
    Diretoria de Ensino – Região Centro
    Av. Olavo Fontoura, 2.222 – Casa Verde
    Inscrições e informações para agendamentos pelos telefones 3856-0068 e 3966-2202, ramal 235

    Luciane Salles
    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)