Educação: Montanaro visita escola que sediará a pré-peneira de vôlei em Santos

Inscrições estarão abertas até 27/11 em todas as escolas estaduais da Baixada Santista

ter, 22/11/2005 - 14h34 | Do Portal do Governo

O ex-jogador da Seleção Brasileira de Voleibol, José Montanaro, é o gerente do projeto

O Programa Escola da Família , da Secretaria de Estado da Educação, e o Santander/Banespa levarão a equipe de vôlei Banespa/Mastercard/São Bernardo a escolas da rede estadual do interior paulista nos fins de semana para realizar seletivas com os alunos e descobrir novos talentos do esporte.

Na Baixada Santista, as inscrições estarão abertas até o dia 27 de novembro, domingo, em todas as escolas estaduais dos municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão. A seleção dos talentos do vôlei será feita nos dias 3 e 4 de dezembro. Os escolhidos participarão da peneira do Santander, em São Bernardo, nos dias 12 e 13 de dezembro.

O objetivo da pré-peneira é atingir todos os alunos da rede pública estadual e participantes do Programa Escola da Família, na região. O gerente do Projeto Voleibol do Banespa/MasterCard/São Bernardo, José Montanaro Júnior, esteve na EE Dos Andradas ontem, unidade que sediará a pré-peneira em Santos, para vistoriar a quadra poliesportiva, acertar detalhes técnicos e divulgar a abertura das inscrições para a imprensa.

Os interessados em participar devem ter nascido nos anos de 1987, 1988, 1989 ou 1990. A pré-peneira acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro na EE Dos Andradas, no bairro Aparecida, em Santos. A seleção contará com o auxílio de professores de educação física que indicarão os alunos com potencial no esporte.

“É uma chance única. Eu, se fosse aluno, não perderia essa oportunidade, com toda a certeza”, disse o ex-jogador Montanaro. “Mas esse jogo também tem regras: o estudante deve continuar estudando e obtendo boas notas.”Os aprovados na peneira final recebem moradia, alimentação e uma série de outros benefícios.

O ex-jogador frisou também a importância do incentivo dos professores da escola. “A função do professor é também a de descobrir e despertar talentos e trabalhar individualmente essas potencialidades. Por isso, é fundamental a participação deles no dia da pré-peneira. Eles nos indicarão esses talentos e suas virtudes”, acrescentou Montanaro.

A idéia dessas pré-peneiras do vôlei é criar oportunidades e ampliar os horizontes e perspectivas dos alunos da rede estadual. Alem disso, o projeto esportivo incentiva a freqüência de pais e alunos nas escolas, nos fins de semana.

Professores “trocam figurinhas”
A participação dos professores da rede estadual na pré-peneira também possibilita aprofundar os conhecimentos e fundamentos do vôlei com um time campeão. A previsão da equipe de vôlei é observar cerca de 600 garotos por cidade visitada, são elas: Santos, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto.

A comissão técnica do Banespa/MasterCard/São Bernardo, campeã da Superliga e do Campeonato Paulista, estará presente para analisar os futuros craques. O Banespa é um dos maiores reveladores de talentos da história do voleibol nacional. Por meio de sua tradicional peneira, já revelou craques como Marcelo Negrão, Ricardinho, Rodrigão, Gustavo, Murilo e Escadinha. Somente na atual seleção olímpica, quatro jogadores foram revelados na peneira do time, o que demonstra a força do projeto na formação de atletas de ponta.

Sobre o Programa Escola da Família
O Programa Escola da Família foi lançado há mais de dois anos pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, e pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita. O objetivo é abrir as 5.306 mil escolas da Rede Estadual nos finais de semana, com centros de convivência comunitário, oferecendo aos alunos e à comunidade atividades esportivas, culturais, de saúde e de qualificação para o trabalho. O Programa abrange as 645 cidades do Estado e tem, em média, 10 milhões de participações mensais.

Serviço
Inscrições para a pré-peneira de vôlei com a equipe de vôlei Banespa/Mastercard/São Bernardo

Público-alvo : Estudantes da rede pública e privada de ensino da Baixada Santista com idade entre 15 e 18 anos

Data: de 21 a 27 de novembro

Local: Todas as escolas estaduais localizadas nos municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão

Secretaria de Estado da Educação