Educação: Monólogo Coração Bazar é apresentado para mil educadores da rede estadual

Espetáculo apresentado dentro do Programa Caminho das Artes será encenado nesta segunda, dia 19

seg, 19/09/2005 - 13h52 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 19, cerca de mil educadores da rede estadual de ensino vão assistir à apresentação, especialmente para eles, a partir das 20 horas, no Teatro Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes

Ela já foi a impagável viúva Porcina, em ‘Roque Santeiro’, esbanjou versatilidade interpretando Simone e Rosana em ‘Selva de Pedra’, fez chorar com a saga de Raquel, de ‘Vale Tudo’, e deu voz às mulheres com a corajosa ‘Malu Mulher’. Isso só pra citar alguns personagens vividos na televisão, sem contar os inúmeros trabalhos em teatro e cinema. Mas como o palco é a casa de todo ator, a eterna namoradinha do Brasil não poderia ficar longe do teatro. E foi beber da fonte de nada menos que 32 autores para trazer ao público ‘Coração Bazar’, monólogo idealizado por ela, em parceria com José Possi Neto, que também assina a direção do espetáculo.

“Nesta montagem interpreto sete personagens que têm tudo a ver comigo. São as minhas várias facetas internas discutindo entre si e querendo, cada uma a seu modo, provar que conhecem melhor o caminho da felicidade. Isto se dá de forma poética e, às vezes, com num tom acirrado, que chega a ser engraçado. O público se diverte bastante porque também se identifica”, analisa a atriz.

Nesta segunda-feira, dia 19, cerca de mil educadores da rede estadual de ensino vão poder viajar no universo de autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, graças ao Programa Caminho das Artes. A apresentação será feita especialmente para eles, a partir das 20 horas, no Teatro Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

Coração Bazar dramatiza importantes textos da literatura nacional e internacional, facilitando a compreensão e discussão pelos interessados no tema. “Selecionei trechos da nossa literatura que traduzem exatamente o que sinto neste momento da minha vida. São textos que me esclarecem para mim mesma, me dão conforto e alento, me fortalecem”, conta Regina.

Caminho das Artes

O Programa tem como meta promover educação de qualidade, focando o trabalho em diferentes manifestações artísticas, incluindo a capacitação de educadores e visitas de alunos a museus da cidade. Este leque também contempla apresentação de peças teatrais em todo o Estado, participação de alunos e educadores em atividades da Orquestra Sinfônica do Estado, em filmes e mostras do cinema brasileiro , e produção de materiais de suporte pedagógico que orientem os educadores na realização de trabalhos interdisciplinares nas unidades escolares.

Programa do Educador

Além de assistir ao espetáculo, os professores vão ganhar o livreto de ensaios “Com a Palavra o Professor” da livre docente da Faculdade de Educação da USP, Mary Julia Dietzsch, e “Literatura do verso ao vídeo”, do teórico e artista multimídia João Bandeira , com os objetivos de subsidiar seus trabalhos e práticas educacionais, estimulando-os e, ao mesmo tempo, aperfeiçoando sua formação e senso crítico, além de estreitar o seu contato com questões referentes ao universo literário, poético e teatral.

Aprender e renovar

Além de aprender mais, os professores vão sair do teatro, segundo Regina Duarte, com as energias recarregadas. “Coração Bazar é um espetáculo pra cima. Exalta a fé na alegria de viver e valoriza o investimento de tempo e energia nas relações amorosas em geral como receita para uma vida mais plena e mais harmoniosa”, conclui Regina.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.