Educação: Meu Rico Português e Histórias da Rede aceitam inscrições até o final de abril

Orientações estão disponíveis nas secretarias das escolas da rede estadual de ensino

qua, 23/04/2003 - 10h54 | Do Portal do Governo

Tatiana Pinheiro, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Até o último dia útil de abril, grupos de professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino podem se dirigir às secretarias de suas escolas para inscrever projetos impressos que visem inovar a aprendizagem da Língua Portuguesa em sala de aula como forma de participação no concurso Meu Rico Português. Já alunos e funcionários, individualmente ou em parceria com professores, podem concorrer no Histórias da Rede apresentando acontecimentos não-ficcionais das escolas, bairros, comunidades e suas muitas personagens apoiados em meios impressos ou audiovisuais em geral.

Projetos em andamento nas escolas ou textos e produções já preparados podem participar junto com novas propostas para a educação. Há apenas a condição de que cada participante tenha o seu nome envolvido em apenas um projeto. Para se inscrever é necessário preencher uma ficha, entregar uma folha de rosto descrevendo o projeto ou a história que se quer contar e acompanhar as demais condições expressas nos respectivos regulamentos.

O baixo custo, a simplicidade de execução e a metodologia de ensino adotada fazem parte dos critérios de avaliação. A criatividade e a ordenação das idéias também serão levadas em conta. A iniciativa privada ou as entidades do terceiro setor podem ser financiadoras dos projetos e produções para colocá-los em prática.

Seleção

Os inscritos serão submetidos a três etapas de seleção. A etapa inicial acontece na primeira quinzena de maio. Uma comissão designada por cada escola seleciona os três melhores projetos de sua instituição. Em junho, cada diretoria de ensino indica duas produções dentre as pré-selecionadas pelas escolas de sua região, concluindo, assim, a segunda etapa do concurso Histórias da Rede. No caso do concurso Meu Rico Português, a segunda etapa acontece em julho com a seleção de dois projetos dentre os classificados na primeira etapa. Na terceira e última fase serão escolhidos por uma comissão da Secretaria da Educação os dez melhores projetos e as dez produções mais bem-sucedidas do Estado.

Os trabalhos devem ser entregues dentro do prazo e condições estipulados para não serem desclassificados. Não haverá sorteio ou pagamento de nenhuma espécie para os concorrentes, mas o nome dos vencedores será divulgado no site da Secretaria de Estado da Educação. Todas as orientações já estão disponíveis nas secretarias das escolas da rede estadual de ensino.

Meu Rico Português

O concurso Meu Rico Português é voltado para todos os professores das escolas estaduais com projetos criados e realizados em grupo. O objetivo é detectar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e despertar o interesse do estudante pela Língua Portuguesa, estimulando o gosto pela análise literária, pela leitura e pela produção de textos. Projetos relacionados ao aprendizado da linguagem também são importantes para auxiliar na formação de uma visão crítica sobre a língua.

Histórias da Rede

Todos os alunos regularmente matriculados, os funcionários e também os professores da rede estadual de ensino podem inscrever textos de não-ficção (narrativas, crônicas, poesias, contos, entre outros gêneros), vídeos (filmes, documentários, novelas, telejornais, entre outras modalidades televisuais) ou programas de rádio (jornalístico ou de entretenimento) no concurso Histórias da Rede. Desenvolver a criatividade, o espírito investigativo, além da originalidade e o dinamismo dos participantes, são os propósitos desse concurso. Os grupos de trabalho podem ser mistos: somente alunos, professores e alunos, alunos e funcionários ou funcionários e professores. Basta ter uma idéia na cabeça e colocá-la em prática.

(LRK)