Educação: Mesa Redonda encerra comemoração dos 10 anos da Declaração de Salamanca

Cerca de 500 educadores participaram dos debates na sede da Secretaria sobre Educação para Todos

seg, 02/08/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo

O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação em comemoração aos 10 anos da Declaração de Salamanca terminou em grande estilo. Na última sexta-feira, dia 30, cerca de 500 educadores lotaram o teatro Fernando de Azevedo, na sede da Secretaria, para debater a Educação para Todos.

Após assistirem a apresentação dos alunos Tatiana Silva, Suellen Galdys e Renato Righetti interpretando um trecho da ópera Carmen, de Bizet, os docentes ouviram as palavras da coordenadora da Cenp, Sonia Silva, que manifestou o orgulho por participar de uma gestão que pensa a educação inclusiva como a do secretário da Educação Gabriel Chalita. ‘Trata-se de uma política de inserção, sempre na tentativa de eliminar as barreiras do preconceito’, afirmou. A professora também elogiou o trabalho da diretora do Cape, Maria Alice Rosmaninho, que otimizou os recursos e investiu na formação continuada dos educadores.

Em seguida, a representante da Unesco no Brasil, Katherine Grigsby, falou da necessidade de encarar as diferenças como oportunidades e não como problemas. ‘Investir na inclusão educativa é investir na inclusão social’, finalizou.

José Rafael Miranda, coordenador da Secretaria de Educação Especial do MEC, parabenizou o secretário por fazer de São Paulo um exemplo de inclusão no país e destacou a importância da mudança conceitual de educação especial que o Brasil vivencia. ‘Se antes tínhamos uma educação calcada nas deficiências, hoje ela está voltada para as necessidades especiais’.

Muito aplaudido, Chalita afirmou que o desafio dessa gestão é colocar em prática a escola dos nossos sonhos e isso inclui o conceito de Educação para Todos. ‘Todos somos diferentes. O mundo é enriquecido pelas diferenças’, salientou.

Após a apresentação do aluno Fernando Gersi, deficiente visual, que interpretou a música Novidades, de Gilberto Gil, ao violão, formou-se a mesa redonda com o Dr. Mel Ainscow, Dr. Eric Plaisance – docente da Universidade Sourbonne, de Paris, e presidente do centro de pesquisa sobre Laços Sociais junto aos países da Europa e América Latina – e Dra. Rosita Edler de Carvalho – ex-secretária de Educação Especial do MEC, mediados pela profª Leila Iannone, diretora de Projetos Especiais/FDE.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)