Educação: Merenda ganha novos alimentos a partir de fevereiro

Produtos foram testados em diversas escolas e tiveram 100% de aceitação entre os alunos

sex, 10/12/2004 - 14h22 | Do Portal do Governo

A partir de fevereiro, a merenda escolar vai ganhar novos e saborosos ingredientes: tirinhas de frango empanadas e nuggets de carne de aves da Sadia. A empresa também fornecerá as salsichas para a merenda. Na terça-feira, dia 8 de dezembro, 60 supervisores responsáveis pela merenda das escolas participaram de um workshop na sede da Sadia, em São Paulo. Além de conhecer os produtos durante uma degustação, os profissionais aprenderam como conservar os alimentos, quais os cuidados com a higiene e manuseio, além de dicas sobre conservação e prazos de validade.

Uma nutricionista da Sadia também aproveitou para sugerir modos de preparo para os novos alimentos. Os participantes puderam tirar dúvidas e dar sugestões.

A missão de cada supervisor é agora passar o que foi aprendido para as preparadoras de merenda da rede estadual de ensino.

Ao todo, 1.673 escolas do sistema centralizado de merenda – que contam com o programa de alimento gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação – receberão as tirinhas, os nuggets e as salsichas congeladas.

De acordo com o Departamento de Suprimento Escolar, são servidas diariamente cerca de um milhão de refeições em todo o Estado.

Durante o mês de novembro, os produtos foram testados em diversas escolas e tiveram 100% de aceitação entre os alunos. Esta é a primeira vez que congelados fazem parte do cardápio da merenda.

Além da praticidade no armazenamento e no preparo, os alimentos têm valores nutricionais importantes para a dieta das crianças e adolescentes.

Uma das principais preocupações da Secretaria ao planejar a entrada da novidade no cardápio foi a forma de preparo e a aceitação por alunos do ciclo II do Ensino Fundamental.

Tantos os nuggets como as tirinhas de frango serão sempre preparadas no forno, evitando assim frituras e calorias a mais na refeição.

Por Adriana Cardillo, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.