Educação: Mercado de trabalho garantido para 96 alunos da rede pública estadual

Eles vão atuar no ramo de call center

ter, 02/03/2004 - 9h11 | Do Portal do Governo

Conciliar o término do Ensino Médio com o primeiro emprego tornou-se tarefa simplificada para 96 alunos da Escola Estadual Godofredo Furtado, situada na zona oeste da Capital.

Uma das maiores empresas de call center do País, a TMKT – Marketing de Relacionamento, estabeleceu uma parceria com a escola e deverá garantir emprego às quatro turmas que se preparam para atuar no ramo de telemarketing.

O curso com duração de um ano inclui conhecimentos sobre informática, apresentação pessoal, atendimento a clientes, língua portuguesa, teste vocacional, noções de telemarketing com laboratório, entre outros.

O presidente da TMKT, Alexandre Jaú, acredita que a escola forma a pessoa mas não o profissional e que o projeto será um sucesso porque envolve a empresa junto com a família e a escola. “Se todos forem aprovados, eu contrato”, disse o presidente. O primeiro ano do Programa será de aprendizado e avaliação, mas a intenção é estender o curso para todos os 212 alunos de Ensino Médio da escola.

O conteúdo do curso foi estruturado por monitores contratados pela TMKT, que buscaram na estrutura do SENAC todo o procedimento necessário para que tenha o cronograma ideal para a formação dos novos profissionais.

As aulas começaram ontem, 1º de março, e a primeira fase do projeto que inclui reforma e estruturação completa dos equipamentos do laboratório de Informática já está concluída.

A dirigente de Ensino da região, Walkyria Cattani, afirma que a parceria surgiu com o Programa “Escola da Família” e que a iniciativa deverá contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses alunos.” Daqui a um ano eles estarão empregados.

Isso já é um incentivo de vida e com esta parceria podem surgir outras”, disse. Como a procura dos estudantes foi grande, os alunos foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos. É o caso de Ana Carolina Magalhães, 16 anos. ‘Vou me esforçar para conseguir a vaga oferecida pela empresa. Se todas as empresas fizessem isso o país seria muito melhor.’

Para Bruno Fernandes, 16 anos, o curso será importante para o seu currículo. “Já trabalhei como auxiliar de reposição de uma doceria e meu objetivo é cursar Direito: sem dúvida, esse projeto vai me ajudar bastante a desenvolver minha carreira’, disse.

A diretora da escola, Eliana Dantas, acredita na importância a dimensão social do projeto e a transformação na vida do jovem. “Foi nisso que pensei quando aceitei esse projeto. No desenvolvimento das potencialidades do aluno e que ele se reconheça como pessoa capaz de produzir”, concluiu a diretora.

As aulas do curso serão realizadas na nova sala de Informática da escola, de segunda e quarta-feira, das 12h às 12h50 para a turma da manhã, e terça e quinta-feira das 18h às 18h50 para os alunos da tarde e noite.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação
Por Luciane Salles e Aline Viana

V.C.