Educação: Medicina chinesa ajudará alunos de escolas estaduais a diminuir o estresse

Dois mil professores de Educação Física serão capacitados

qua, 12/11/2003 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil assinaram nesta terça-feira, dia 11 de novembro, termo de cooperação para capacitação de 2 mil professores de Educação Física da rede estadual de ensino.

O objetivo é usar a filosofia chinesa e as técnicas de meditação para diminuir o estresse diário dos jovens, melhorar o desempenho escolar e proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

‘A expectativa quanto ao projeto é muito grande, pois a mente humana é de uma complexidade impressionante. Os adolescentes apresentam uma variação de comportamento pelas mudanças físicas que passam. Este projeto permitirá que eles se conheçam melhor e encontrem um certo equilíbrio. A educação no mundo estava esquecendo o esporte e as artes, que eram a base do processo educativo grego, egípcio, enfim oriental. A introdução destas técnicas na rede ajudará no desenvolvimento da auto-estima dos alunos’, explicou o secretário Gabriel Chalita durante o evento.

Para o Doutor Jou Eel Jia, diretor-presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, o projeto além de ajudar o adolescente no ritual de passagem, que apresenta grandes oscilações de comportamento, também será muito benéfico na melhoria da sua percepção, na assimilação do aprendizado e na performance escolar. ‘O novo mercado de trabalho é assustador. Os jovens representam o nosso futuro, e trazer estas técnicas reconhecidas internacionalmente lhes possibilitará um desenvolvimento melhor. O secretário teve a percepção e o zelo de trazer este projeto para a Secretaria’, discursou.

Já a madrinha da parceria, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), disse ser uma honra ter um papel tão importante junto ao projeto. ‘Acredito que a Educação Física da rede estadual ganhará muito com esta parceria, que aliviará o estresse do aluno. Tenho certeza que é um projeto que em breve estará se expandindo por todo o Brasil e será um exemplo’, disse.

A Parceria

A parceria consiste na capacitação de 2 mil professores de Educação Física do Estado para a adoção de técnicas terapêuticas chinesas durante as aulas. O curso começa no dia 1º de dezembro, sendo 200 educadores a cada semana. Participam também do curso, os assistentes técnico-pedagógicos de Educação Física das 89 Diretorias de Ensino. A previsão é de que no início do ano letivo de 2004 o processo de capacitação esteja próximo da conclusão.

Professores e assistentes técnico-pedagógicos vão receber aulas de terapêutica tradicional chinesa baseadas em Lien Chi e Meditação. O curso terá duração total de 25 horas, intercalado com aulas teóricas e práticas, obedecendo à seguinte programação:

1 – Conceito e Filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, Tao, Yin-Yang,
Conceito de Consciência, Meridianos. (5 horas/aula)
2 – Conceito Ch’i e Meridianos. (5 horas/aula)
3 – Cinco movimentos e Meridianos. (5 horas/aulas)
4 – Filosofia e Meridianos. (5 horas/aula)
5 – Conceito e Filosofia da Meditação Médica. (5 horas/aula)

A obrigação, tanto da Secretaria quanto da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, representada pelo diretor-presidente da entidade, dr. Jou Eel Jia, é constituir grupo técnico de trabalho com a participação de representantes comuns. Eles vão discutir, sugerir, acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas.

Já a Secretaria indicará o coordenador do projeto e os assistentes técnico-pedagógicos que atuarão como multiplicadores junto aos professores de Educação Física. Também cabe à Secretaria definir as estratégias para a consecução dos objetivos do termo, de acordo com as diretrizes educacionais e planos regionais e locais. A Secretaria deve disponibilizar a Rede do Saber – teleconferência, para que sejam ministradas as atividades de ensino.

Vale ressaltar que a Secretaria de Educação não repassará qualquer recurso financeiro à Associação para a realização da parceria.

A Associação entra com o conhecimento técnico, teórico e prático, necessários para o ensino da medicina chinesa. É ela quem vai executar as ações para o cumprimento do termo de cooperação de acordo com as diretrizes da Secretaria. A associação também vai apresentar periodicamente relatórios técnicos das atividades e prestação de serviços estabelecidos pela Secretaria. À entidade cabe, também, permitir que técnicos da Secretaria exerçam as atividades de acompanhamento, supervisão, controle e avaliação das atividades. E, por fim, expedir certificados aos que concluírem os cursos.

Local de inscrição

Nesta primeira fase do termo de cooperação, serão distribuídas 2.000 vagas para o curso de capacitação entre as 89 Diretorias de Ensino. Os professores de Educação Física interessados devem procurar as DEs e fazer a inscrição. O curso de capacitação prossegue em 2004, quando poderão ser atendidos todos os professores de educação física da rede estadual.

Histórico da Associação

A Associação Médica Brasileira de Medicina Chinesa desde 1990 vem desenvolvendo cursos e adquirindo experiências em capacitação e formação de profissionais de saúde. Durante esse período foram ministrados cursos anuais de acupuntura e fitoterapia para médicos e outros de curta duração em meditação e práticas físicas para todos os demais interessados. Estima-se que cerca de 360 médicos tenham participado dos cursos de especialização.

Desde de 2001, a entidade desenvolve pós-graduação, lato sensu, em acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, na Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP.

No segundo semestre deste ano, a Associação firmou um convênio com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, com a Secretaria do Estado da Saúde e com a Secretaria Estadual da Segurança.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.