Educação: MEC, educadores e dirigentes paulistas discutem criação do Fundeb

Reunião contou com a presença do Ministro da Educação, Tarso Genro

qui, 01/07/2004 - 15h33 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 30, com especialistas do MEC e com o ministro da Educação, Tarso Genro, para discutir o projeto do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

O encontro aconteceu no Conselho Estadual de Educação, localizado na sede da Secretaria, em São Paulo, e também contou com a participação de Maria Helena de Castro Guimarães, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, da professora Maria Aparecida Peres, secretária Municipal da Educação, de José Henrique Paim Fernandes, presidente do FNDE, entre outras autoridades e convidados.

Durante o colóquio, foram discutidos os principais pontos do projeto do Fundeb, que deve ser enviado em agosto para a apreciação da Presidência da República e, depois, ao Congresso Nacional.

“A discussão é extremamente importante, pois é um caminho para que Estados e Municípios pensem em projetos educacionais para as gerações que virão depois. É uma discussão de conceito, do que é melhor para a educação no país”, avaliou o Secretário Gabriel Chalita.

O MEC programou diversos colóquios estaduais para a discussão do Fundeb. A idéia é ouvir especialistas no assunto e analisar características de gastos com a educação em cada Estado. “Encontros como esse representam uma lição de civilidade democrática. É um grande diálogo nacional que busca o máximo de consenso entre todas as partes da sociedade. Sabemos que a questão do Fundeb não será resolvida de uma vez só, por isso a importância da discussão”, ressaltou Tarso Genro, Ministro da Educação.

O Fundeb

O Fundeb deverá substituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) que, desde 1998, destina recursos da educação para os municípios de acordo com o número de alunos da rede pública municipal do ensino fundamental apurado no Censo Escolar. O novo modelo de fundo deverá ampliar o financiamento para atender também ao ensino médio e à educação infantil e de jovens e adultos.

De acordo com o Ministro Tarso Genro, o Fundeb é um aperfeiçoamento do Fundef e sua implantação deve corrigir algumas falhas, além de destinar mais recursos para a educação básica.

Da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)