Educação: Matrículas da Fatec da Zona Leste devem ser feitas hoje

Aulas começam no próximo dia 8

seg, 01/04/2002 - 9h40 | Do Portal do Governo

Os candidatos aprovados no primeiro vestibular da nova Faculdade de Tecnologia da Zona Leste devem fazer a matrícula nesta segunda-feira, dia 1º. A relação de aprovados do primeiro vestibular, realizado nos dias 16 e 17 de março, foi divulgada na semana passada. A instituição recebeu um total de 4.617 candidatos inscritos para 160 vagas. As aulas começam no próximo dia 8.

Primeira escola pública superior da Zona Leste, a faculdade é mantida pelo Centro Paula Souza, instituição ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Construída no bairro de A.E.Carvalho, a unidade vai, inicialmente, oferecer 160 vagas no primeiro semestre, com dois cursos superiores: Tecnologia em Informática, com ênfase em Gestão de Negócios, e Tecnologia em Logística, com ênfase em Transportes.

Cada curso terá 40 vagas para o período vespertino e outras 40 para o noturno. A partir do segundo semestre entra em atividade um terceiro curso: Tecnologia de Produção, com ênfase em Plásticos. Também vai oferecer os mesmos números de vagas e períodos.

Local terá escola técnica e núcleo de pesquisa

Com quase 7 mil metros quadrados de área construída, a Fatec Zona Leste tem 16 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, auditório, sala de projeção e demais dependências administrativas e de apoio, totalizando 56 ambientes.

Além da faculdade, o prédio vai abrigar uma Escola Técnica Estadual, com 80 vagas, e um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O terreno tem 25 mil m2 e permite ampliação posterior.

Para construir a unidade, o Governo do Estado investiu R$ 7,6 milhões em obras e equipamentos. A faculdade vai beneficiar, quando plenamente ocupada, 1.440 alunos, abrindo 200 vagas por semestre.

A Zona Leste da Capital tem mais de 4,5 milhões de habitantes ‘maior que a população do Uruguai’, observa o governador Geraldo Alckmin.

Na sua opinião, além de qualificar jovens e adultos da região, a Fatec poderá ser um ‘pólo disseminador do desenvolvimento da Zona Leste, com a atração de investimentos privados’.

O Centro Paula Souza administra, além da nova unidade, outras nove Faculdades de Tecnologia nas seguintes cidades: São Paulo, Americana, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jaú, Ourinhos, Santos, Sorocaba e Taquaritinga. As Fatecs oferecem 16 cursos superiores de tecnologia, atendendo cerca de 10 mil alunos no total.

Mais informações no site da instituição, www.ceeteps.br. Os interessados também podem se informar no site da Secretária da Ciência e Tecnologia, www.ciencia.sp.gov.br.