Educação: Matrículas antecipadas nas escolas públicas começam nesta quinta-feira

De 1º a 30 de setembro todas as escolas se tornarão postos de cadastramento

qui, 01/09/2005 - 15h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e os 645 municípios paulistas realizarão, de 1º a 30 de setembro de 2005, o programa de Matrícula Antecipada para o Ensino Fundamental por meio de planejamento de atendimento à demanda.

O programa de Matrícula Antecipada garante a toda população a matrícula nas escolas da rede pública de ensino do Estado. O programa de matrícula conjunta com municípios está consolidado e o sistema está em sua sexta edição.

As fases de cadastramento

Durante o cadastramento antecipado ( 1º a 30 de setembro) , todas as escolas estaduais e municipais se transformarão em postos de cadastramento para quem vai entrar na 1 a série do Ensino Fundamental, com seis anos completos ou a completar até o final de 2005 e que não freqüentam escola de educação infantil pública.

O mesmo prazo serve para a inscrição de crianças e adolescentes que estão fora da escola, a partir de 8 anos completos em 2005, candidatos à matrícula em qualquer série do Ensino Fundamental, inclusive para a Educação de Jovens e Adultos.

Na Capital, os pais dos estudantes da pré-escola municipal serão consultados previamente sobre o interesse em matricular seus filhos na 1. a série (Ciclo I), em uma escola pública estadual ou municipal em 2006, no período de 1 a 15 de setembro.

De setembro a novembro deste ano serão compatibilizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além da efetivação informatizada da matrícula por meio da distribuição dos alunos de Ensino Fundamental cadastrados.

As relações com os nomes de todos os alunos de 1 a série e demais alunos inscritos nas fases do programa também serão divulgadas nas escolas públicas a partir de 25 de novembro . Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2005 ou para os que não freqüentaram escola este ano, com indicação de escola para 2006.

Cadastramento

Para efetuar o cadastro, os pais ou responsáveis dos alunos devem se dirigir a qualquer escola pública estadual ou municipal – Ensino Fundamental ou Médio – na região sua residência. Para que as informações sejam precisas, é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço.

O registro é feito online no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com a emissão automática de um comprovante para o responsável. No caso de problemas ocasionais de conexão, será preenchida uma ficha cadastral, depois incluída no sistema.

Da Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação
C.A.