Educação: Mais de 17 milhões de livros chegam às escolas

Livros irão beneficiar 5,5 milhões de alunos e serão utilizados nos próximos três anos letivos

seg, 24/01/2005 - 17h21 | Do Portal do Governo

Até o dia 14 de fevereiro deste ano as escolas de todo o Estado receberão 17,9 milhões de livros didáticos, de ficção e não ficção. A Secretaria de Estado da Educação, através da CENP, gerencia todo o sistema do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em São Paulo, e isto inclui a parte logística da distribuição também para escolas municipais, federais e particulares de educação especial.

O programa começa desde a escolha dos títulos pelos professores, passando pela produção das encomendas feita pelas editoras, distribuição via Correios, até a chegada do livro na mão de cada aluno. É importante destacar que qualquer atraso na entrega poderia resultar em prejuízo para os alunos e os professores, por isso todas as etapas devem funcionar em perfeita sintonia. Além disso, a Secretaria capacita constantemente seus professores (por videoconferências e cursos presenciais) para a escolha e uso do livro.

O PNLD é um programa de grande extensão e complexidade. Para se ter uma visão geral, mais de 5,2 milhões de alunos do ensino fundamental (ciclos I e II) de todas as redes de ensino irão receber livros. No ciclo II (5a a 8a série), os alunos receberão livros didáticos de Português, Matemática, História, Geografia e Ciência.

Os alunos do ciclo I (1ª a 4ª série) também serão beneficiados, mas com o complemento dos títulos já existentes na escola. O benefício vai para novas unidades, classes e demandas de alunos. Em 2004, esses alunos receberam livros didáticos novos das cinco matérias acima.

Os livros foram escolhidos pelos professores com base no Guia Nacional do Livro Didático, elaborado pelo FNDE/MEC – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação.

Os alunos utilizarão os livros por um ano e juntamente com a escola e os pais são responsáveis pela preservação do material. Ao receber os livros, a comunidade escolar será conscientizada sobre a necessidade de mantê-los e devolvê-los em bom estado, já que o material didático tem validade de três anos e será reutilizado nos próximos anos, por outros alunos.

Mais de 1,8 mil títulos de livros serão entregues este ano. Eles serão distribuídos para 12 mil escolas de ensino fundamental de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 3,1 milhões de alunos das 5,5 mil escolas estaduais serão beneficiados.

Manual de orientações gerais

Ainda esta semana, as Diretorias de Ensino e escolas receberão um manual com os procedimentos para o recebimento das encomendas de livros e entrega dos mesmos aos alunos. O manual também já está disponível no site da Secretaria através do link ‘Diretorias’ e ‘Escolas’, opção ‘Manual de Orientações Gerais sobre a logística do PNLD’.