Educação: Mais 109 escolas terão Parceiros do Futuro

Projeto visa oferecer atividades esportivas e culturais nas escolas

sex, 26/07/2002 - 17h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação vai expandir o programa Parceiros do Futuro em agosto. O projeto, que visa oferecer atividades esportivas e culturais nas escolas, nos finais de semana a comunidades carentes, já foi implantado em 200 unidades da Grande São Paulo. Em 30 de julho, diretores de 109 unidades de ensino – 45 do interior e 64 da região metropolitana – receberão orientação técnica sobre o programa.

O Parceiros do Futuro consiste, basicamente, na abertura das escolas-pólo – que envolvem mais 8 a 10 unidades próximas – nos finais de semana, deixando à disposição das comunidades uma variada programação de atividades esportivas e culturais. O trabalho é desenvolvido nas quadras, auditórios, pátios, salas e laboratórios de informática das unidades de ensino selecionadas e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida das populações atingidas.

Parte das atividades é desenvolvida por secretarias estaduais (Educação, Cultura, Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Segurança Pública) e por associações, empresas e fundações da região. Outra parte vem da própria comunidade, que se organiza para promover cursos ministrados por voluntários e fazer apresentações com artistas.

O programa coloca à disposição da comunidade, atividades nas áreas de educação, esporte e cultura bem como palestras sobre saúde, direitos constitucionais e os cursos desenvolvidos pelo voluntariado, como teatro, canto, grafite, lambada, capoeira, axé, percussão, artes plásticas, basquete, artesanato, línguas estrangeiras e dança.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial