Educação: MAC inicia exposição gratuita e convida alunos e professores da rede pública

Mostra apresenta mapas históricos e desenhos pertencentes ao Arquivo Histórico do Exército

qua, 02/04/2003 - 9h36 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação


Para comemorar os 40 anos de sua fundação, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, programou para 2003 várias atividades. A mostra ‘Leituras Cartográficas Históricas e Contemporâneas’ inaugura o início das manifestações artísticas agendadas pelo Museu abrindo espaço para intercâmbios artístico-culturais com diversas instituições. O Museu está agendando as visitas e convidando alunos e professores da rede pública estadual para conhecer os trabalhos históricos presentes nessa exposição.

O Museu formou uma parceria com a empresa Brasil Connects para a realização dessa mostra. A exposição apóia-se nas pesquisas dos professores Nestor Goulart Reis Filho (FAU USP) – responsável pela curadoria do núcleo de mapas históricos e Helouise Costa (MAC USP) – responsável pelo núcleo formado por artistas contemporâneos que criam releituras dos mapas.

O referencial proposto pelos curadores é propício à intensificação de novas pesquisas e atividades educacionais. Surge da disponibilidade de documentos pouco divulgados que se encontram no Arquivo Histórico do Exército. Este Arquivo possui importante mapoteca, qualidade artística e alto nível técnico, que inclui projetos, plantas, vistas de vilas e cidades do período colonial e até de períodos posteriores à Independência.

O esforço concentrado de instituições, artistas e estudiosos que se unem para a realização da exposição Leituras Cartográficas Históricas e Contemporâneas pretende estimular criações apoiadas na pesquisa e, nesta oportunidade, especificamente, avaliar a importância dos desenhos cartográficos na atualidade. Com essa finalidade foram convidados os artistas Cláudio Tozzi, Feres e Marco Butti para refletirem com o público acerca da riqueza e densidade inseridas nessa documentação.

Os mapas são valiosas ferramentas para compreender o passado e como o Brasil cresceu e se desenvolveu a partir de referências que os criadores desses documentos moldaram. Desde as primeiras investigações sobre a existência do Brasil, passando pelas explorações sobre o território, chegando até o momento atual, a leitura desses mapas. Esses registros e heranças podem ser referência e estímulo para novas criações e reflexões.

Os documentos elaborados por profissionais da cartografia contidos no acervo do Arquivo Histórico do Exército, principalmente neste recorte dos séculos XVIII, XIX e XX, retomados em Leituras Cartográficas Históricas e Contemporâneas podem subsidiar a construção de um novo olhar sobre o desenvolvimento urbano e as mudanças ocorridas sob o impacto de instrumentos e tecnologias que avançam continuamente.

Informações e Agendamento:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Rua da Reitoria, 109 A – 05508-900 Butantã – São Paulo/SP
Período: de 26 de março a 1 de junho de 2003
Visitação: De terça a sexta das 10h às 18h / Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h
Tel.: (0xx11) 3091-3559 e 3091-3328

(RK)