Educação: Lien Ch’i mobiliza professores da rede estadual da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Capacitação reuniu cerca de 1.500 professores

seg, 15/08/2005 - 20h39 | Do Portal do Governo

Professores das Diretorias Regionais de Ensino de Santos, São Vicente, Registro e Miracatu participaram no último sábado, dia 13, da capacitação sobre Lien ch’i e Meditação no Clube de Regatas Vasco da Gama, em Santos. O Projeto é uma parceria da Secretaria Estadual da Educação com a Associação de Medicina Chinesa.

O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa prestigiou a abertura do evento. A prática do Lien ch’i vem sendo disseminada na rede estadual de ensino desde dezembro de 2003.

O projeto visa repassar a todos os profissionais da Educação, principalmente aos professores de Educação Física, os princípios do Lien Ch’i, que é uma técnica terapêutica milenar chinesa capaz de promover o equilíbrio das funções físicas e mentais e contribuir para o aumento da qualidade de vida dos professores, alunos e comunidades escolares.

A coordenadora da CENP, Sonia Maria Silva, anunciou a inclusão de professores de outras disciplinas no projeto e falou sobre os resultados da prática do Lien Ch’i na rede estadual de ensino. “Vamos incluir também professores de arte e biologia nos cursos de Lien Ch’i. Os resultados são animadores. O poder de concentração dos alunos aumentou, eles estão mais calmos e até a aprendizagem se tornou mais prazerosa”, destacou.

O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa, destacou o nível de aceitação do projeto na rede e exaltou a iniciativa dos professores que aderiram de forma voluntária. “Mais de 10 mil docentes da rede pública de ensino já foram capacitados. Esse é um governo que cuida de gente e tem a preocupação de oferecer mais qualidade de vida aos seus professores. Estou feliz em ver que vocês querem aprender. Gostaria de parabenizá-los pela adesão. Agora é só começar a difundir a prática na escola, afinal vocês são os responsáveis pela multiplicação do conhecimento”, reforçou o secretário.

A capacitação foi ministrada pelo médico acupunturista e presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa (AMC), Dr. Jou Eel Jia. Ele explicou que cada exercício tem uma atuação clínica no organismo. “O Lien Ch’i é uma técnica de meditação originária do Kung Fu. Por meio da prática, você melhora o desempenho físico e intelectual, promovendo equilíbrio e sensação de bem estar. É uma seqüência de oito movimentos realizados de forma leve e harmoniosa. São trabalhados, respectivamente, o metabolismo, os rins, os pulmões, os intestinos (digestão), a fadiga, a percepção, os hormônios e o poder de expansão mental”, detalhou.

A professora de Educação Física, Kazuko Onozato Ushimaru, da EE Benevenuto Madureira (Santos), contou sobre sua experiência com o Lien Ch’i na escola, tendo em vista que ela faz parte de um grupo de 400 professores que havia sido capacitado em outras etapas, fora da região, em 2004. “Desenvolvo a atividade desde o início do ano e já consigo notar a diferença no comportamento dos alunos de 5ª a 8ª série e Ensino Médio. “Houve evolução até na convivência social, eles estão menos agressivos”, observou.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação