Educação: Lien Ch’i em Tupã

Evento contará com presença do secretário da Educação, Gabriel Chalita

sex, 03/06/2005 - 18h09 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 4, com a presença do secretário Gabriel Chalita, será realizado no Ginásio de Esportes de Tupã a capacitação do Lien Ch’i e Meditação. O evento reunirá 3.500 pessoas entre professores, alunos e a população local. O pólo de Tupã abrange Araçatuba, Adamantina, José Bonifácio, Votuporanga, Jales, Fernandópolis e Tupã.

A equipe do médico-acupunturista Jou Eel Jia pretende tornar cada um dos participantes verdadeiros multiplicadores das práticas do Lien ch´i aos outros professores da região.

A capacitação incluirá a parte teórica e os oito movimentos suaves (meridianos), que ativam diretamente as funções físicas e mentais do corpo. Os movimentos estimulam a circulação energética do organismo, proporcionando sensação de bem estar. São eles: Abraço do Céu e Terra (região do abdômen), Giro do Tai Ch´I (órgãos pélvicos), Arco e Flecha (pulmão), Grande Circuito do Ch´I (sistema digestivo e circulatório), Balanço do Dragão (coração), Despertar do Ch´I (estado geral), Tartaruga (aumentar resistência física e mental) e Cegonha (resistência imunológica do corpo).

A prática do Lien ch´i visa a diminuição do estresse diário dos estudantes por intermédio da filosofia chinesa e técnicas de meditação, para que eles tenham um melhor desempenho escolar e mais qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação

F.C.