Educação lança fórum permanente ‘A Escola dos Nossos Sonhos’

Seminário de abertura teve a participação do governador Alckmin

ter, 26/11/2002 - 18h51 | Do Portal do Governo


A primeira grande discussão sobre o futuro da escola pública estadual foi lançada na tarde desta terça-feira, dia 26, em São Paulo, pela Secretaria Estadual da Educação durante abertura do Fórum Permanente ‘A Escola dos Nossos Sonhos’ e dos Fóruns Regionais ‘Parceiros da Escola’.

O evento, que contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, faz parte da Semana de Estudos, realizada de hoje até o dia 29, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro. Trata-se de um grande seminário que tem como destaque a participação da comunidade escolar e de todos os segmentos da sociedade civil organizada, buscando levantar contribuições para a melhoria da qualidade de ensino.

A intenção da Secretaria é desenvolver propostas de sucesso realizadas por profissionais da educação e de outros setores. Para isso, o fórum conta com a participação de renomados pensadores da educação brasileira e estrangeira.

Entre eles estão Içami Tiba, psiquiatra e escritor da obra ‘A escola que podemos realizar’; Sônia Penin, pró-reitora de graduação da USP; Paulo Ronca, consultor do Ministério da Educação e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Juan Delval, professor da Universidade Autônoma de Madri (Espanha); e Ana Maria Kaufman, professora da Universidade de Buenos Aires (Argentina).

Também serão realizadas oficinas com professores, pais e alunos para se discutir o papel de cada um como agente da transformação da escola pública. O evento conta com cerca de 800 educadores.

Resgate do ‘óbvio’

‘A idéia do fórum é escolher pessoas ligadas à sociedade civil, sindicatos, setor produtivo, universidades, educadores e do terceiro setor para formar uma federação de pais e mestres’, explicou o secretário da Educação, Gabriel Chalita. Ele enfatizou que ‘o óbvio precisa ser resgatado’, fazendo referência à relação professor e aluno, e à participação dos pais nas escolas.

‘Esse ciclo de estudos já começa bem, porque é aberto à participação da sociedade’, observou Alckmin, mencionando a presença do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti; do superintendente da Bovespa, Gilberto Mifano; e do vice-presidente do Grupo Santander, Miguel Jorge.

Citando o cientista político italiano, Norberto Bobbio, o governador lembrou que a educação é hoje a nova forma de colonização do mundo. ‘Por isso, é uma questão de soberania nacional e está intimamente vinculada ao desenvolvimento’. Na opinião do governador, só a educação, por exemplo, pode combater a disseminação da dengue e ajudar a reduzir as causas da violência.

Alckmin avaliou que a escola pública estadual melhorou nos últimos anos, mas pode e deve evoluir muito mais, sobretudo se houver participação da sociedade. ‘Devemos sempre estar atento às críticas, porque elas nos ajudam a acertar mais e errar menos’.

O governador reiterou seu compromisso de campanha: aperfeiçoar o modelo de progressão continuada. ‘Não me parece adequado voltar ao modelo antigo, de jogar nas costas do aluno toda a responsabilidade pelo sistema escolar público’, comentou.

‘Vamos estabelecer novos critérios de avaliação dos alunos, que tem de ser todo dia na sala de aula. O seminário é exatamente para isso: colher propostas, discutir metodologias para serem implementadas’, completou Alckmin.

Ele reafirmou que seu compromisso é de promover um Governo Educador. ‘Se a crise apertar, o asfalto pode esperar, mas a Educação e a Saúde não. Essa é nossa absoluta prioridade.’

Gislene Lima