Educação: Laboratório da Unicamp inaugura oficina de jornalismo

O Espaço José Reis ampliará possibilidades de pesquisa na universidade

sex, 06/06/2003 - 15h08 | Do Portal do Governo

Inaugurado segunda-feira, dia 2, O Espaço José Reis – Oficina de Jornalismo Científico – ampliará as possibilidades de pesquisa e ensino na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O espaço abrigará o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico, oferecido pela instituição, e a equipe de profissionais e pesquisadores que atuam nas revistas Comciência e Ciência e Cultura.

O novo local será usado também para desenvolver projetos dos pós-graduandos. O Espaço José Reis faz parte do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), que pertence ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). Os estudantes de especialização em Jornalismo Científico poderão usufruir a nova oficina durante as aulas e fazer pesquisas. O curso, que tem duração de três semestres, está atualmente na terceira turma, com 47 alunos.

“O laboratório representa um passo adiante no curso de Jornalismo Científico. A partir de agora, os estudantes poderão trabalhar on line durante as aulas, o que é fundamental, pois hoje a maioria dos jornalistas depende da Internet para fazer suas pesquisas”, explica Marcelo Knobel, diretor do Nudecri.

Parcerias com o setor privado

Na oficina tem 20 microcomputadores cedidos pela pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, destinados a atividades práticas do curso, e quatro servidores (com um gigabyte de memória cada) conectados à Internet, doados pela Itautec.

O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, demonstrou entusiasmo com a retomada da parceria com a Itautec, empresa totalmente brasileira que, segundo ele, tem desenvolvido grandes esforços para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento. “Essa parceria é importante, porque assinala o reinício da aproximação entre universidades e a iniciativa privada para o desenvolvimento da tecnologia em nosso país.”

A cerimônia de inauguração contou com o sobrinho de José Reis, Fernando Reis. Também compareceram ao evento o vice-presidente da Itautec, Gabriel Antonio Marão, o coordenador do Labjor e presidente da Fapesp, Carlos Vogt, além de pró-reitores e diretores da Unicamp.

Homenagem a José Reis

O nome da oficina foi dado em homenagem a José Reis (1907-2002), um dos mais importantes profissionais do trabalho de divulgação científica do Brasil. “José Reis dedicou grande parte de sua vida à divulgação científica. Fico feliz ver esse dinamismo refletido em vários meios de comunicação, como a Internet”, ressalta Carlos Henrique de Brito Cruz.

Da Agência Imprensa Oficial/L.S.