Educação: Jovens e adultos voltam à escola em São Paulo

127 mil pessoas acima de 30 anos estão de volta aos bancos escolares da rede estadual

sex, 22/07/2005 - 18h00 | Do Portal do Governo

Cada vez mais os jovens estão voltando à escola em busca de espaço profissional e de maior qualidade de vida. Os números que registram esta procura são significativos: na rede estadual de São Paulo são 127 mil pessoas acima de 30 anos de volta aos bancos escolares.

É o regresso às salas de aula de pessoas que não tiveram a chance de concluir seus estudos básicos. De 1995 até 2004, o número de alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual saltou de 29.944 para 476 mil alunos, um aumento de mais de 1.500%. O aumento do número de estudantes que se preparam para os exames supletivos é parte de uma história maior que começa a ser percebida: o estado de São Paulo atingiu nos últimos anos um alto índice de escolarização (o percentual de habitantes em determinada faixa de idade que freqüenta a escola).

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, por exemplo, 86,9% da população paulista entre 15 e 17 anos de idade está na escola, um índice superior à média brasileira, que é de 82,4%. Desdobrado por nível de ensino, esse número mostra o grande progresso alcançado nos últimos anos. Na mesma faixa dos 15 aos 17 anos de idade, 64,9% da população estavam cursando, em 2003, o ensino médio (o nível adequado a esta faixa etária). Em 1999, apenas quatro anos antes, esse percentual não passava de 49,9%.

Os cursos oferecidos pelo Estado a jovens e adultos também ajudaram a diminuir a defasagem de idade nas salas de aula. Com a opção de cursos presenciais, cursos de presença flexível e cursos a distância, alunos que não tiveram condições de concluir os estudos fundamentais ou médios puderam voltar a estudar de maneira adequada a seu ritmo, sem a necessidade de freqüentar séries do ensino regular com grande defasagem de idade.

Em 2000, de um total de 1.739.563 alunos do ensino médio, 779.101 eram considerados defasados – um percentual de 44,8% Em 2004, essa taxa caiu para 29,8%. Do universo de 1.736.526 alunos, apenas 518.065 tinham defasagem entre a idade e a série cursada. A maior oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos explica também a pequena redução no total de alunos matriculados no Ensino Médio.

Oportunidades

Até o dia 5 de agosto, os interessados em fazer a pré-inscrição para os exames supletivos de ensino fundamental e médio devem entrar no site da Secretaria Estadual da Educação www.educacao.sp.gov.br, no link “Exames Supletivos/2005”. A inscrição é gratuita e o candidato ao exame do ensino fundamental deve ter 15 anos completos ou a completar até o último dia de pré-inscrição. Para o Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos ou a completar até o último dia de pré-inscrição.
Os candidatos que não têm acesso à Internet podem fazer a pré-inscrição em escolas estaduais e núcleos de informática (infocentros). Durante o mesmo período, as inscrições também podem ser realizadas nas diretorias de ensino ou nas escolas estaduais indicadas, nos dias úteis e exceto no período em que a escola estiver em recesso escolar.

Bolsa-Auxílio

Os estudantes de baixa renda matriculados regularmente no ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos ( EJA ), de 5ª a 8ª séries (exceto aqueles que concluíram a 8ª série neste primeiro semestre), com idade entre 15 e 24 anos, terão uma oportunidade adicional. Até o dia 31 de agosto, eles podem se cadastrar para receber uma bolsa-auxílio do programa Ação Jovem.

O valor da bolsa é de R$ 60 para estudantes com renda inferior a dois salários mínimos, e a finalidade do programa é ajudá-los a cobrir despesas de alimentação e transporte.

Nesta parceria da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS com a Secretaria de Estado da Educação, o benefício poderá atingir agora 66 mil estudantes dos cursos supletivos da rede estadual e chegar a 80 mil até o final deste ano. Para se cadastrar, o aluno deve acessar o site www.ajovemeduc.sp.gov.br. É necessário que o aluno esteja de posse do seu RA (Registro do Aluno) e RG.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.