Educação: Jogos e gincanas promovem integração de escolas e comunidades

TV Cultura exibe programa com os mesmos princípios do Escola da Família

ter, 11/11/2003 - 9h00 | Do Portal do Governo

Desde o dia 26 de outubro, todos os domingos, às 10 horas, é exibido na TV Cultura o programa Viver Escola, da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Com diversão e entretenimento, a cada semana as atividades integram equipes de duas escolas estaduais diferentes e suas comunidades. Jogos, gincanas e participações interativas pelo site da secretaria (www.educacao.sp.gov.br) fazem a festa dos alunos do ensino fundamental e do médio.

O segundo programa foi ao ar no dia 2, com as Escolas Estaduais Brasil, do município de Limeira, e Maria Peccioli Giannasi, de Sapopemba, capital. Dia 9 foi a vez da participação das EE Justino Jery Faria, de São José do Rio Preto e EE Sapopemba.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, afirmou que a iniciativa pretende levar à televisão os mesmos princípios do programa Escola da Família, que abre as seis mil escolas da rede pública todos os finais de semana. ‘O Viver Escola foi concebido de maneira que estudantes, familiares e a comunidade possam estar diante da TV para assistir, participar e aprender de forma integrada, extraindo o máximo de conteúdo, como se estivessem no ambiente escolar’, comenta.

O projeto visa envolver toda a rede pública de ensino do Estado. O objetivo é recuperar nos escolares o prazer da aquisição do conhecimento e envolver professores, familiares e membros da comunidade nos debates, análises e trabalhos.

Princípio da integração

O conteúdo é cuidadosamente trabalhado pela equipe de produção. Um núcleo pedagógico da SEE oferece suporte educacional na concepção dos jogos, gincanas e reportagens temáticas.

A grade do programa é composta por mais de 20 quadros entre reportagens temáticas, gincanas, jogos lúdicos e testes-relâmpago. A abordagem é multidisciplinar e transversal, incluindo música, história, geografia, literatura, mercado de trabalho, atualidades, drogas, qualidade de vida e, tecnologia. Uma oportunidade para os participantes mostrarem suas habilidades e talentos.

Jogos quase esquecidos, mas ainda presentes na memória dos pais, ganharão vida, gerando brincadeiras também entre os telespectadores. O intuito não é formar competidores, mas mostrar o princípio da integração.

As reportagens abordam experiências, projetos e ações que as escolas desenvolveram em parceria com a própria comunidade. O objetivo é ressaltar a utilização de ferramentas e métodos pedagógicos que deram resultados no processo educacional.

O programa tem duração de uma hora. Antes e depois da exibição, os alunos estudam e discutem temas relacionados tanto em sala de aula, como em casa, com os familiares.

Serviço:

Informações sobre o programa Viver Escola pelo site www.educacao.sp.gov.br ou pelo e-mail vivererescola@edunet.sp.gov.br – central de atendimento: 0800 770-0012
O programa é exibido todos os domingos, às 10 horas, pela TV Cultura de São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial // Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.