Educação: Jaú recebe Final Estadual da Olimpíada Colegial de São Paulo

Objetivo da olimpíada é valorizar a prática do esporte

sex, 12/09/2003 - 15h14 | Do Portal do Governo

Mais de cinco mil visitantes estão circulando diariamente na cidade de Jaú. Na comemoração dos 150 anos de seu aniversário, a cidade é sede até domingo, 13 de setembro, da fase “Final Estadual” da Olimpíada Colegial de Esportes, com a participação de 150 municípios paulistas.

Após a realização das fases “Diretorias de Ensino”, “Sub-Reginal”, “Inter-DEs” e “Regional”, a fase “Final Estadual” abrange 500 jogos e 380 equipes de 8 modalidades. A abertura, realizada dia 5 de setembro, teve as presenças de diversas autoridades, entre elas João Sanzovo Neto, Prefeito de Jaú, Fábio Saba, Secretário-adjunto de Estado da Educação, e Lars Grael, secretário de Estado da Juventude, Esportes e Lazer.

As 250 escolas estaduais participantes estão representadas por 2.500 atletas de 15 e 16 anos da categoria infantil. As modalidades desenvolvidas são Basquete, Atletismo, Basquete, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei e Xadrez.

O objetivo da Olimpíada Colegial é valorizar a prática do esporte como espaço de vivência de relações interpessoais que contribuem para a ampliação das oportunidades de exercício da cidadania. Também incentiva a participação de alunos em atividades competitivas como um dos fatores que contribuem para minimizar agressividades, proporcionando, com isso, o desenvolvimento de hábitos favoráveis ao convívio social.

A Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, instituída pelo Decreto n.º 47.699 de 11 de março de 2003, substitui o antigo Campeonato Escolar de Esportes do Estado de São Paulo, disputado desde 1.993. Trata-se do maior evento de esporte escolar da América Latina, que viabiliza uma competição anual, envolvendo Escolas Estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em quatro categorias (Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-Mirim), por meio da participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas-ACD.

Em 2002, os municípios levaram à Olimpíada 4.286 mil escolas, sendo 2.453 da categoria Mirim e 1.833 da Infantil. Do total de 222.012 mil alunos, 131.965 mil eram da categoria Mirim e 90.046 da Infantil.

Paola Martins
Da Secretaria da Educação