Educação: Janela da Alma é destaque da programação do Cine Família deste fim de semana

A produção recebeu o Prêmio Cinema Brasil de melhor documentário

qui, 07/07/2005 - 19h25 | Do Portal do Governo

Cerca de 3.500 escolas da rede pública estadual de São Paulo exibem o documentário Janela da Alma, neste domingo, dia 10 de julho, às 14 horas. Esta apresentação faz parte do Cine Família, atividade que transforma a rede estadual de Educação em gigantesca rede exibidora de filmes cedidos pela Europa Filme, dentro do programa Escola da Família.

O projeto, apontado como fator fundamental para a redução do índice de violência nas Escolas, oferece todo o final de semana atividades culturais, de saúde, lazer e qualificação profissional.

O documentário, dirigido por Walter Carvalho e João Jardim, apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual – da miopia discreta à cegueira total – que narram como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo.

A produção recebeu o Prêmio Cinema Brasil de melhor documentário; Troféu BR – melhor diretor estreante, no Festival de Gramado, melhor documentário – Júri Oficial e melhor documentário – Júri Popular, na Mostra de Cinema de São Paulo; recebeu prêmio de filme, melhor fotografia e melhor música, no Cine Ceará; prêmio de melhor filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Sobre o Programa

O Escola da Família, que completa dois anos em agosto, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Unesco. Consiste na abertura das escolas públicas estaduais nos finais de semana para oferecer à comunidade atividades culturais, esportivas educacionais e de geração de renda.

Desde a implantação, o projeto já alcançou mais de 127 milhões de participações da comunidade. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. Redução dos índices de violência e geração de emprego são alguns dos principais resultados obtidos com a iniciativa.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação
C.A.