Educação: Internos da Febem participam de festival de música com mais de 130 composições

A primeira fase das eliminatórias termina nesta quinta-feira, dia 6

qua, 05/02/2003 - 18h55 | Do Portal do Governo

O II Canta Febem, festival de composições musicais da instituição, já está mobilizando os jovens internos de todo o Estado. De outubro de 2002 a janeiro deste ano, todos os adolescentes internos ou semi-internos, nas 68 unidades da Febem-SP, puderam inscrever seus trabalhos, o que resultou em mais de 130 composições inéditas.

Rap, reagge, sertanejo e embolada são alguns dos ritmos que os internos mais utilizaram. O objetivo deste festival é dar oportunidade para que esses jovens desenvolvam o lado cultural e social, por meio da linguagem artística, com o intuito de capacitá-los para a reinclusão na sociedade.

A primeira fase das eliminatórias termina nesta quinta-feira, dia 6, quando uma comissão de seis arte-educadores vão avaliar as músicas, dando notas de 0 a 10, levando em consideração critérios como: harmonia, letra e desenvoltura dos jovens. Serão selecionadas 30 músicas para a segunda fase, que está prevista para acontecer na 2ª quinzena de março. A final do 2º Canta Febem acontece em abril.

Festival

A supervisão cultural Febem Arte iniciou em setembro de 2001, o 1º Canta Febem. Mais de 100 composições foram inscritas, vindas de quase todas as unidades do Estado. Artistas, arte-educadores e colaboradores participaram das eliminatórias.

Foram selecionadas 56 músicas na 1º eliminatória e 32 na 2º eliminatória. Na etapa semifinal, com apresentações ao vivo, adolescentes e funcionários da Febem tiveram a oportunidade de demonstrar seu talento e concorrer à gravação de um CD.

As 15 canções finalistas foram apresentadas por seus compositores e intérpretes no Memorial da América Latina, num grande evento em fevereiro de 2002, tendo Otaviano Costa como mestre-de-cerimônias e a presença da banda de Jarbas Mariz e do grupo Mestre Ambrósio. Em abril do mesmo ano, cerca de 32 adolescentes e 2 funcionários entraram em estúdio para a gravação do CD ‘Revelando Talentos’, que reuniu rap, pop, bossa-nova, sertanejo, soul music e pagode. O CD foi lançado em outubro de 2002.

Nesta edição do festival, as composições finalistas também vão fazer parte de um CD e a música vencedora ganhará um vídeo clip. O festival, que também vai premiar o melhor intérprete e letra, terá um making off, exibido no lançamento do CD.

C.A