Educação: Instituto de Relações Internacionais já é realidade na USP

Objetivo é oferecer ensino, pesquisa e extensão na área

qua, 18/08/2004 - 16h23 | Do Portal do Governo

O Conselho Universitário(Co) da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, nesta terça-feira, dia 17, a criação do Instituto de Relações Internacionais. Trata-se de um instituto especializado cujo objetivo principal é oferecer, de forma interdisciplinar, ensino, pesquisa e extensão na área de relações internacionais.

Do ponto de vista prático, o Instituto irá integrar o curso de graduação em Relações Internacionais a outras programas já existentes na USP, que desenvolvem atividades relativas à área, como o Programa de Pós-Graduação de Integração da América Latina (Prolam), o Grupo de Acompanhamento da Conjuntura Internacional (Gacint) e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri).

O bacharelado em Relações Internacionais, criado em 2002, é um curso de natureza multidisciplinar, que congrega três Unidades de Ensino da Universidade, a Faculdade de Direito (FD), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Nos dois últimos anos, obteve a segunda nota de corte mais elevada do Vestibular da Fuvest.

Quanto à estrutura funcional, o Instituto de Relações Internacionais terá um modelo diferenciado de organização, sem a divisão em departamentos. Um Conselho Deliberativo será formado, cujas atribuições compreendem, dentre outras funções, a aprovação do regimento e da programação anual de atividades do instituto.

Além disso, o Conselho será responsável pela elaboração da lista tríplice de nomes indicados para diretor, cuja escolha caberá ao reitor da Universidade. Serão criadas também duas comissões: Comissão de Curso e Comissão Supervisora das Atividades de Pesquisa e Pós-Graduação. O quadro docente manterá a atual constituição, com professores lotados nas três Unidades (FD, FEA e FFLCH).

Até a elaboração da lista tríplice de diretor e vice-diretor, o Instituto será gerenciado por um diretor pro tempore, indicado pelo reitor, e que terá o prazo de sessenta dias para regulamentar e fixar prazos para as eleições destinadas a compor o Conselho Deliberativo e as Comissões.

Da Assessoria de Imprensa da USP/L.S.