Educação: Instituto Agronômico oferece vagas para pós-graduação strictu sensu

Interessados devem se inscrever até o próximo dia 20

qui, 12/09/2002 - 12h37 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC-APTA) está com inscrições abertas até o próximo dia 20, para o 3º Curso de Pós-Graduação strictu sensu, que compreende formação no nível de mestrado. Realizado em três áreas – Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola -, o curso envolve 15 linhas de pesquisa e já resultou em 28 dissertações que contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Criado em 1999, o strictu sensu do IAC objetiva a formação de profissionais especializados, pesquisadores e docentes. Atualmente são 32 alunos matriculados. Destes, apenas cinco não possuem bolsa de estudo, além de outros nove alunos que não podem dispor do benefício por terem vínculo empregatício com o instituto. O Curso de Pós-Graduação do IAC dispõe ainda de 13 bolsas de estudo e outras poderão ser solicitadas por projetos específicos.

As inscrições devem ser efetuadas na sede do IAC, que fica na avenida Barão de Itapura, nº 1481, em Campinas. As provas de seleção serão realizadas de 23 a 27 de setembro.

A partir de 2003, além do strictu sensu, o IAC oferecerá também seus novos cursos de pós-graduação latu sensu na área da agronomia. A modalidade, que destina-se à especialização de profissionais de nível superior, em aspectos científicos e tecnológicos será oferecida pelo IAC que passará a contribuir no aperfeiçoamento destes profissionais com as tecnologias geradas pelas pesquisas do Instituto.

O curso, com o mínimo de 360 horas de aulas, visa a preparação de profissionais em setores específicos do agronegócio e irá garantir aos alunos o estudo desde a parte básica de botânica até o mercado internacional dos produtos.

A importância deste novo curso é reforçada pelo número de engenheiros agrônomos que a região de Campinas possui. Segundo a ‘Radiografia da Agricultura Paulista’, matéria da edição de agosto da revista Pesquisa Fapesp, são formados cerca de 2.200 novos profissionais do setor a cada ano.

De acordo com a Portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 2 de agosto de 2002, o IAC está devidamente autorizado a oferecer o curso latu sensu, mas somente para profissionais com diploma registrado e emitido por instituição reconhecida.

Da Assessoria de Imprensa do IAC