Educação: Inscrições para o programa Ação Jovem estão abertas até 31 de agosto

Estudantes carentes receberão bolsa de R$ 60 como ajuda de custo para transporte e lanche

qui, 21/07/2005 - 9h21 | Do Portal do Governo

Alunos matriculados regularmente no ensino fundamental das Escolas Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – EJA, de 5ª a 8ª séries (exceto aqueles que concluíram a 8ª série neste primeiro semestre), com idade entre 15 e 24 anos, têm prazo até o dia 31 de agosto para se cadastrar no programa Ação Jovem, que oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 60,00 mensais.

O objetivo principal do auxílio é fazer com que os jovens de baixa renda continuem ou voltem a estudar.

Na parceria com a Secretaria Estadual de Educação o benefício poderá atingir 66 mil estudantes dos cursos supletivos da rede estadual. Para se cadastrar, os alunos devem acessar o site www.ajovemeduc.sp.gov.br, munidos do número do Registro do Aluno, RG próprio ou do responsável, quando necessário. A bolsa não será válida para estudantes que se formaram no ensino fundamental no primeiro semestre.

O Ação Jovem foi criado em junho de 2004 pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), com o objetivo de diminuir a evasão escolar de estudantes de baixa renda. A bolsa-auxílio é válida por um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola. Os alunos selecionados pelo programa receberão um cartão magnético e a partir de agosto poderão realizar os saques nas agências da Nossa Caixa ou em qualquer banco conveniado à RVA (Rede Verde-Amarela de Instituições Bancárias).

Atualmente, o programa já atendeu 19 mil jovens da região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e cidades próximas. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social garantiu que até o final de 2005, 100 mil jovens de todos os municípios do Estado serão beneficiados com a bolsa. Para chegar a este número, a SEADS realizou algumas parcerias com outras secretarias, como a Secretaria da Educação e a Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Assessoria de Imprensa

(LRK)