Educação: Inscrições para o programa Ação Jovem estão abertas até 15 de julho

Estudantes carentes selecionados pelo programa receberão bolsa-auxílio de R$ 60

seg, 11/07/2005 - 14h02 | Do Portal do Governo

As inscrições para aquisição de bolsa-auxílio, destinada aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), terminam na próxima sexta-feira, dia 15 de julho. A iniciativa faz parte do Ação Jovem, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O valor da bolsa é de R$ 60 para estudantes com renda inferior a dois salários mínimos.

O objetivo principal do auxílio é fazer com que os jovens mais carentes voltem a estudar. A prioridade é para os alunos de 15 a 24 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 5ª a 7ª série. A taxa de evasão é alta, por falta de recursos para o deslocamento e lanche. Portanto, a expansão do programa para alunos do supletivo é fundamental.

Na parceria com a Secretaria Estadual de Educação o benefício poderá atingir 66 mil estudantes dos cursos supletivos da rede estadual, podendo chegar a 80 mil até o final deste ano. Para se cadastrar, os alunos deverão acessar o site www.ajovemeduc.sp.gov.br , munidos do número do Registro do Aluno, RG próprio ou do responsável, quando necessário. A bolsa não será válida para estudantes que se formam no ensino fundamental neste semestre.

O Ação Jovem foi criado em junho de 2004 pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) com o objetivo de diminuir a evasão escolar de estudantes de baixa renda. A bolsa-auxílio é válida por um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola. Os alunos selecionados pelo programa receberão um cartão magnético e a partir de agosto poderão realizar os saques nas agências da Nossa Caixa.

Atualmente, o programa atende 15,5 mil jovens da região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e cidades próximas. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social garantiu que até o final de 2005, 100 mil jovens de todos os municípios do Estado serão beneficiados com a bolsa. Para chegar a este número, a SEADS realizou algumas parcerias com outras secretarias, como a Secretaria da Educação e a Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa

F.C.