Educação: Inscrições para o ENEM já estão abertas

Prova será realizada no mês de agosto

ter, 09/04/2002 - 10h54 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2002, que neste ano serão realizadas em duas etapas. Na primeira, que vai até o dia 19 de abril, as inscrições serão feitas nas próprias escolas pelos formandos do ensino médio das redes públicas e privadas. No período de 2 a 10 de maio estarão abertas as inscrições pelos Correios e internet para aqueles que já terminaram esse nível de ensino.

A prova será realizada no dia 25 de agosto. O Enem 2002 será realizado em 600 municípios de todo o País, incluindo todas as capitais. No ano passado, o exame foi realizado em 277 cidades. A prova terá uma parte objetiva, com 63 questões de múltipla escolha e uma redação.

Assim como em 2001, os estudantes que estão terminando o ensino médio em escolas públicas e os alunos carentes de escolas privadas vão contar com a gratuidade da taxa de inscrição. Também terão direito à isenção aqueles que concluíram este nível de ensino na modalidade de jovens e adultos (supletivo) entre abril de 2001 e abril de 2002 e os que já terminaram o ensino médio mediante declaração de carência. Para os pagantes, a taxa de inscrição será de R$ 32,00.

Resultados do ENEM

O Enem é realizado desde 1998 e seus resultados vêm sendo utilizados, desde a sua criação, por um número cada ano maior de instituições de ensino superior em seus processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação, seja de forma complementar ou substitutiva ao vestibular. Atualmente, 312 instituições utilizam o resultado do exame.

No ano passado, 1,2 milhão de estudantes prestaram o exame graças à gratuidade da taxa de inscrição. A isenção beneficiou 82% dos jovens inscritos. Triplicou o número de participantes em relação ao ano anterior e atraiu alunos das escolas públicas. Entre os participantes, 66% cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e 19% em escolas privadas, enquanto 15% realizaram seus estudos em ambas. Saltaram de 25% para 60% os participantes com renda familiar até cinco salários mínimos.

Inscrições via internet

As inscrições pela internet serão realizadas somente pelos pagantes que já concluíram o ensino médio. Os interessados deverão acessar o endereço www.inep.gov.br/enem