Educação: Inscrições para Exames Supletivos vão até domingo

Inscrição gratuita pode ser feita via internet

qua, 22/06/2005 - 8h59 | Do Portal do Governo

As pré-inscrições para os exames supletivos do Ensino Fundamental e Médio, iniciadas dia 20 de junho, vão até domingo, via Internet, pelo site www.educacao.sp.gov.br (Exames Supletivos/ 2005). A inscrição é gratuita.

Os candidatos que não tiverem acesso à Internet poderão se dirigir até 24 de junho (sexta-feira) aos pontos de acesso à Internet (Escolas/ Diretorias de Ensino/ Núcleos de Informática) conforme relação disponível na página da Internet www.educacao.sp.gov.br www.educacao.sp.gov.br, no link: “Exames Supletivos/2005”. Se não tiver acesso a nenhum meio de comunicação para conhecer a relação das escolas, o candidato poderá dirigir-se pessoalmente à Diretoria de Ensino de sua região para se informar. O candidato poderá efetuar sua inscrição nos “Infocentros” disponíveis na Capital, Grande São Paulo ou no Interior/ Litoral (os endereços encontram-se no portal www.saopaulo.sp.gov.br).

O interessado em fazer a inscrição para o exame de Ensino Fundamental deve ter 15 anos completos ou a completar até o último dia de pré-inscrição. Para o Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos ou a completar até o último dia de pré-inscrição.

Os candidatos que se inscreverem pelo site www.educacao.sp.gov.br, (link “exames supletivos”), deverão seguir os seguintes passos:

1- digitar os dados na ficha de inscrição
2- conferir e enviar os dados
3- confirmar se os dados foram aceitos e que a transferência foi concretizada
4- se desejar, imprimir cópia da pré-inscrição

Os candidatos que se inscreverem nas escolas estaduais que servirão como pontos de acesso à Internet deverão ir munidos de documento de identidade (original e cópia) e conferir os dados cadastrais antes da efetivação da pré-inscrição pelo funcionário responsável.

Todos os candidatos pré-inscritos terão que confirmar a inscrição por meio do site www.educacao.sp.gov.br, link “Exames Supletivos/2005”, ou retornar aos postos de inscrição no período de 11 a 15 de julho. Na confirmação da inscrição pela Internet, o candidato poderá imprimir o comprovante que contém o número de inscrição, a Diretoria de Ensino de jurisdição, os dados informados e a confirmação das áreas de conhecimento em que prestará a prova.

Só terá garantido o direito de prestar os exames o candidato que confirmar a inscrição. Aquele que não o fizer e não constar da relação de inscritos da Diretoria de Ensino não poderá prestar as provas.

Na pré-inscrição, o candidato poderá informar a região de preferência para prestar as provas. A indicação, no entanto, não assegura ao candidato que ele fará as provas na região escolhida. O CESU (Centro de Educação Supletiva) tem o direito de distribuir os inscritos na área da Diretoria de Ensino que responde pela região indicada.

No dia do exame, deverá ser comprovada a idade mínima exigida com apresentação do documento original de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O dia, o horário e o local de realização das provas serão divulgados a partir de setembro no endereço eletrônico em que foi processada a pré-inscrição ou nos postos de inscrição.

Da Secretaria da Educação