Educação: Inscrição em concursos de inovação da Língua Portuguesa termina dia 30

Podem participar professores do ensino fundamental e médio, estudantes e funcionários da rede pública estadual

qui, 24/04/2003 - 11h23 | Do Portal do Governo

Até o dia 30 de abril, grupos de professores do ensino fundamental e médio, da rede pública de ensino, podem participar do concurso Meu Rico Português. Os educadores devem apresentar projetos impressos que visem à inovação da aprendizagem da Língua Portuguesa em sala de aula e inscrever-se na secretaria da própria escola. Já alunos e funcionários, individualmente ou em parceria com professores, podem concorrer no Histórias da Rede, mostrando acontecimentos não-ficcionais das escolas, bairros, comunidades e seus personagens, apoiados em meios impressos ou audiovisuais em geral. A única condição é que cada participante tenha o seu nome envolvido em apenas um projeto.

Inscrições

Para se inscrever é necessário preencher ficha e entregá-la com folha de rosto, descrevendo o projeto ou a história que se quer contar, e obedecer às demais condições dos regulamentos. Todas as orientações já estão disponíveis nas secretarias das escolas da rede estadual de ensino.

O baixo custo, a simplicidade de execução e a metodologia de ensino adotada fazem parte dos critérios de avaliação. Criatividade e ordenação das idéias, também serão levadas em conta. A iniciativa privada ou entidades do terceiro setor podem ser financiadoras dos projetos e produções para colocá-los em prática.

Etapas de seleção

Os inscritos serão submetidos a três etapas de seleção. A etapa inicial ocorrerá na primeira quinzena de maio. Uma comissão, designada por escola, selecionará os três melhores projetos de sua instituição. Em junho, cada diretoria de ensino indicará duas produções entre as pré-selecionadas pelas escolas de sua região, concluindo, assim, a segunda etapa do concurso Histórias da Rede.

No Meu Rico Português, a segunda etapa acontecerá em julho, com a seleção de dois projetos entre os classificados na primeira etapa. Na terceira e última fase, a comissão escolherá os dez melhores projetos e as dez produções mais bem-sucedidas do Estado.
Não haverá sorteio ou pagamento aos concorrentes. Os nomes dos vencedores serão divulgados no site da Secretaria de Estado da Educação.

Meu Rico Português

O concurso Meu Rico Português é dirigido aos professores das escolas estaduais com projetos criados e realizados em grupo. O objetivo é detectar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e despertar o interesse do estudante pela Língua Portuguesa, estimulando o gosto pela análise literária, leitura e produção de textos.

Projetos relacionados ao aprendizado da linguagem também são importantes para auxiliar na formação de uma visão crítica a respeito da língua.

Histórias da Rede

Todos os alunos regularmente matriculados, funcionários e também os professores da rede estadual podem inscrever textos de não-ficção (narrativas, crônicas, poesias, contos, entre outros gêneros), vídeos (filmes, documentários, novelas, telejornais, entre outras modalidades televisuais) ou programas de rádio (jornalístico ou de entretenimento) no concurso Histórias da Rede.

Desenvolver a criatividade, o espírito investigativo, além da originalidade e do dinamismo dos participantes, são os propósitos desse concurso. Os grupos de trabalho podem ser mistos: somente alunos, professores e alunos, alunos e funcionários ou funcionários e professores. Basta ter uma idéia na cabeça e colocá-la em prática.