Educação: Índios participam de curso de magistério

As aulas têm metodologia própria, preservando o caráter intercultural dos alunos

qui, 15/08/2002 - 17h49 | Do Portal do Governo

Desde o último dia 12 de agosto, 60 índios das etnias Guarani, Kaingang, Krenac e Terena participam do Curso de Formação de Professores Índios para a Educação Infantil e Ciclo I (1ª a 4ª séries) em Guarujá, Bauru e na Capital. Divididos em turmas de 20 alunos cada, eles foram encaminhadas para 3 pólos distintos. No Guarujá foram preparados os índios das cidades de Cananéia, Pariquera-Açu, Sete Barbas, Itariri, Iguape, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Em Bauru, participam os índios das regiões de Arco-íris, Braúna e Avaí. E na Capital ficarão os de Bertioga, Ubatuba e dos bairros Jaraguá e Parelheiros.

As aulas têm metodologia própria, preservando o caráter intercultural dos alunos. A primeira fase teve início dia 15 julho, em Itapecerica da Serra, e serviu para integrar os participantes.

A iniciativa é do Núcleo de Educação Indígena, e visa assegurar aos professores das aldeias a formação mínima exigida por lei para o exercício da docência no Ciclo I do ensino Fundamental.

As aulas são ministradas por professores de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado, durante estágio supervisionado e realizado regularmente nas classes de aldeias onde ele atua como orientador de ensino indígena. Mais informações pelo site: www.educacao.sp.gov.br.