Educação: Harry Potter é destaque da programação do Cine Família

Filme será exibido neste fim de semana

qui, 21/07/2005 - 21h20 | Do Portal do Governo

Cerca de 3.500 escolas da rede pública estadual de São Paulo exibem o filme Harry Potter e a Câmara Secreta, neste domingo, dia 24 de julho, às 14 horas. Esta apresentação faz parte do Cine Família, atividade que transforma a rede estadual de Educação em gigantesca rede exibidora de filmes cedidos pela Europa Filme, dentro do programa Escola da Família. O projeto, apontado como fator fundamental para a redução do índice de violência nas Escolas, oferece todo o final de semana atividades culturais, de saúde, lazer e qualificação profissional.

No segundo filme da série, um elfo doméstico avisa a Harry Potter (Daniel Radcliff) para que ele não retorne à Escola de Hogwarts, pois correrá grande perigo. Ignorando o aviso, Potter retorna aos estudos de magia, onde encontra um novo professor metido a galã e um mistério que envolve o aparecimento de alunos petrificados. O roteiro do filme é baseado nos livros da escritora britânica J. K. Rowlling, que lançou na semana passada o sexto volume da série, Harry Potter and the Half-Blood Prince, cuja versão em português deve chegar às livrarias brasileiras até o final do ano.

Confira outros destaques da programação:

· Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto – São Paulo – No sábado, dia 23, a escola realiza a oficina ‘Alimente-se bem com R$ 1,00’, projeto idealizado pelo SESI, que ensina a população a consumir alimentos mais saudáveis e a fazer refeições nutritivas com apenas R$ 1,00. O curso é modular, com carga horária total de 10 horas, dividida em duas oficinas. Os participantes recebem gratuitamente um livro com 200 receitas de pratos saudáveis e econômicos, criados e testados por nutricionistas do SESI – SP, além de certificado de participação.

· Escola Estadual Prof. Natalino Fidêncio – Carapicuíba – Neste domingo, dia 24, a equipe do Escola da Família da escola realiza uma festa julina, das 10 às 17 horas.

· Escola Estadual Dr. Paulo Zillo – Lençóis Paulista – No domingo, dia 24, acontece um encontro sobre resgate de valores, das 10 às 12h30. Os temas das palestras são ‘O que é valor? Qual a sua importância nos dias de hoje?’; ‘Diálogo, Família e Escola. Qual a influência destes na formação do ser humano?’ e ‘Ética, Política e a necessidade de envolvimento nestes aspectos’. Ao final do evento, os participantes terão oportunidade de esclarecer dúvidas. A escola também oferecerá um almoço comunitário a todos os presentes.

· Escola Estadual Paulo Sinna – Santo André – Neste final de semana, a escola oferece as seguintes atividades: revistoteca, basquete, brinquedoteca, dama, futebol de quadra, futebol infantil, tênis de mesa, vôlei, futebol de botão, queimada, aula de artes arte com sucata, aulas de ponto cruz, crochê, ginástica, jazz, inglês, reforço de matemática e de língua portuguesa.

SOBRE O PROGRAMA – O Escola da Família, que completa dois anos em agosto, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Unesco, e consiste na abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana. Desde a implantação o projeto já alcançou mais de 100 milhões de participações da comunidade. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. Redução dos índices de violência e geração de emprego são alguns dos principais resultados obtidos com a iniciativa.