Educação: Governo do Estado e Intel investem na capacitação de professores

A meta do projeto é ter até o final do ano cerca de 600 mil educadores treinados em 26 países

seg, 18/02/2002 - 12h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a Intel do Brasil habilitaram 85 professores da rede pública estadual a atuar como multiplicadores em oficinas para estimular outros educadores a usar o computador no ensino de suas matérias.

O treinamento é parte do programa Intel Educação para o Futuro, uma iniciativa mundial da fabricante de processadores para melhorar o aprendizado de estudantes com o uso da informática.

A meta do projeto é ter até o final de 2002 cerca de 600 mil educadores treinados em 26 países. Os 85 professores receberam, em workshop realizado em Santos, treinamento de quarenta horas com instruções práticas de como incorporar à Internet, softwares multimídia aos seus planos de aula diários.

Agora, eles serão os responsáveis pela habilitação, neste primeiro semestre, de cerca de 5,6 mil professores coordenadores de escolas estaduais. Estes, por sua vez, treinarão, posteriormente, seus corpos docentes. No final da cadeia, a estimativa é ter um total de 56 mil educadores da rede pública treinados dentro do programa Intel Educação para o Futuro.

São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a integrar o projeto. Outros, no entanto, já demonstraram interesse em participar da iniciativa da Intel, como Paraná e Rio de Janeiro. Em São Paulo, participam ainda do projeto, paralelamente ao trabalho desenvolvido com a Secretaria de Estado da Educação, a Fundação Bradesco, que capacita professores de escolas públicas de Osasco, Campinas e Marília, e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

A parceria com a Intel complementa o trabalho desenvolvido pelo Estado para a introdução das tecnologias de comunicação e informação no cotidiano escolar. ‘O governo estadual tem feito um grande esforço para prover as escolas de São Paulo de tecnologia e capacitar os professores’, afirma a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer.

Hoje, cerca de três mil das quatro mil escolas que atendem alunos no segundo ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e no ensino médio têm salas de informática. E todos os colégios da rede possuem kits com tevê, vídeo e antena parabólica, além de acesso à programação da TV Escola. Para atuar com a tecnologia da informática, foram treinados entre os anos 2000 e 2001 um total de 98 mil educadores do Estado.