Educação: Gabriel Chalita assina protocolos de intenções para implementação do prêmio Construindo a

nd

qua, 12/06/2002 - 20h08 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, assinou nesta quarta-feira, dia 12, na sede da secretaria, protocolos de intenção para a implementação do prêmio ‘Construindo a Nação’, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania -IBDC, e outro para o aperfeiçoamento do Seminário ‘A importância do voto’, em convênio com o Instituto do Legislativo Paulista. Participaram da solenidade Maurílio Maldonado, presidente do Instituto do Legislativo Paulista, e Paulo Saab, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania.

Segundo o representante do IBDC, o objetivo da entidade civil é difundir os conceitos de cidadania e desenvolver projetos que estimulem a participação de cidadãos comuns nos problemas sociais que afetam a comunidade.

O Prêmio ‘Construindo a Nação’ é aberto à participação de todas as Escolas Estaduais de Ensino Médio. O prêmio foi entregue pela primeira vez em março deste ano. O objetivo é reconhecer publicamente os trabalhos sociais desenvolvidos pelas Escolas, de sensibilizar a comunidade escolar e estimular o aperfeiçoamento de novos projetos dessa natureza.

No último dia 11 de março de 2002, alunos, professores e diretores de 11 escolas públicas e privadas de ensino médio do Estado de São Paulo receberam o Prêmio ‘Construindo a Nação’, em sua primeira edição, uma parceira entre o IBDC, Associação Comercial de São Paulo, o Conselho da Mulher Empresária e a Colmeia – Instituição à Serviço da Juventude. A 2º premiação será em março de 2003.

A importância do Voto

O Seminário ‘A Importância do Voto’, direcionado ao Ensino Médio, será oferecido gratuitamente aos estudantes da rede pública estadual e privada. O objetivo desse projeto é sensibilizar os alunos para a questão da importância e da responsabilidade do voto – um canal de participação nas políticas públicas e nos destinos da nação – por meio da atuação dos representantes legais.

O seminário será realizado todas as segundas-feiras dos meses de agosto e setembro, no Auditório Franco Montoro (Assembléia Legislativa). O grupo de palestrantes será composto por professores da área de Ciências Políticas de Universidades como a PUC, USP, FAAP e FGV e de representantes de diversos institutos de formação política de partidos políticos convidados. Vão participar também, representantes dos Institutos de Formação Política dos
diversos partidos atuantes na Assembléia.

Já donfirmaram presença no seminário ‘A Importância do Voto’, Maurílio Maldonado, advogado, procurador do Estado e presidente do Instituto do Legislativo Paulista; Prof. Luís Alberto Machado, economista, diretor da Faculdade de Economia da FAAP; Paulo Saab, jornalista, advogado, professor de Ciências Políticas da FAAP e presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania – IBDC; Brás Araújo, Prof. de Estratégia Política da USP; Prof. Marcos Paulino, diretor da Cadeira de Ciências Políticas da FAAP e Renaldo Gonçalves, Professor da PUC-SP.