Educação: Fórum Regional discute parcerias entre município e estado

O encontro tem o objetivo de apresentar propostas para melhoria do ensino público

seg, 27/06/2005 - 14h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação realizou na manhã desta segunda-feira, dia 27 de junho, em Araçatuba, mais uma edição do Fórum Regional Governo Educador. O encontro tem o objetivo de apresentar propostas para a melhoria da qualidade de ensino das escolas públicas e estabelecer parcerias entre Estado e municípios. Prefeitos e representantes de 43 cidades da região participaram do Fórum de Araçatuba.

O secretário de estado da Educação, professor Gabriel Chalita, recebeu as autoridades no centro universitário Toledo e falou sobre a importância de estabelecer ações integradas. “O desenvolvimento humano nasce do desenvolvimento educacional, por isso é importante objetivar parcerias entre Estado e município para melhoria do ensino público e benefício da comunidade”, afirmou.

O secretário e seus auxiliares apresentaram programas do governo na área da educação. “A rede estadual tem 6 milhões de alunos e, apesar de todas as dificuldades, temos muito o que comemorar’, disse Chalita. ‘A queda no índice de evasão escolar representa a importância de uma escola acolhedora. Para isso, o Estado tem desenvolvido programas como o Escola da Família, que abriu as portas da escola para comunidade.”

O secretário citou ainda outros programas, como o de inclusão digital, o Saresp – cujos resultados de 2004 estão sendo divulgados – e a capacitação de professores. Esta é a 7ª edição do fórum regional, que já passou por Álvares Machado, Piracicaba, Sorocaba, Cataduva, Jaú e Garça. Em março, um grande fórum foi realizado em São Paulo com a participação dos prefeitos do Estado.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.