Educação: Fórum discute a retomada do Ensino de Arte de 1ª a 4ª série por especialistas

Evento será realizado nesta terça-feira, dia 29

seg, 28/10/2002 - 13h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza nesta terça-feira, dia 29 de outubro, no Teatro Frei Caneca (SP), o I Fórum de Ensino de Arte. O evento tem como objetivo apresentar a retomada, a partir do ano letivo de 2003, do Ensino de Arte de 1ª a 4ª série ministrado por professores de Arte, e não mais pelos professores polivalentes , além de dar início ao programa de capacitação. Hoje, os profissionais especializados da rede atendem apenas os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio.

Segundo Maria Terezinha Telles Guerra, coordenadora do projeto e autora de inúmeras publicações na área de Artes, a proposta da Secretaria da Educação é que o Ensino de Arte deixe de ser visto como lazer e passe a ser entendido pelos educadores e alunos como área de conhecimento e linguagem. Ela irá ministrar no Fórum a palestra Linguagens e
Construção de Conhecimento.

‘A criança deve ser leitora e produtora de códigos não verbais. Ou seja, saber não só interpretar uma pintura, música, escultura, uma peça de teatro, como também produzir manifestações artísticas como essas. Porém, não de maneira reprodutora, e sim pessoal,
inédita, que busque uma forma própria de expressão’, comenta Maria Terezinha.

Com o tema Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no Ciclo I, será realizada uma mesa redonda para discutir com os educadores presentes o ensino das quatro linguagens da Arte nas séries iniciais. Para isto, estarão presentes especialistas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Vale destacar que estas linguagens não são trabalhadas hoje pela grande maioria dos professores polivalentes, e que existe uma lacuna na formação dos educadores de Arte no que diz respeito ao trabalho destas linguagens com os alunos de 1ª a 4ª série. Estas mesas-redondas serão precedidas pela apresentação de dança do grupo União Dança de Rua, da E.E. Padre Vitalino Bernini (Peruíbe – SP).

Outro destaque do Fórum serão os grupos de estudo, organizados sob o tema Investigando Possibilidades. Os educadores presentes se reunirão em grupos e discutirão os seguintes pontos: A Arte no Ciclo I; O professor enquanto mediador entre Arte e criança e O Papel do Assistente Técnico Pedagógico de Arte.

Os resultados das discussões, que identificarão os interesses e necessidades dos professores de Arte em trabalhar com os alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, darão subsídios à coordenação do projeto na elaboração de um programa educacional adequado ao Ensino de Artes à essa faixa escolar, bem como à elaboração do programa de capacitação dos professores.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação