Educação: Fórum discute a retomada da Educação Física de 1ª a 4ª séries na rede estadual

Medida será implantada a partir do ano letivo de 2003 com adequação no programa educacional da disciplina

qui, 26/09/2002 - 16h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação realiza nesta sexta-feira, dia 27, no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca (SP), o I Fórum de Educação Física Escolar. O evento tem como objetivo apresentar aos educadores físicos da rede a retomada, a partir de 2003, da Educação Física de 1ª a 4ª série ministrada por estes profissionais, porém com uma reorganização e adequação do processo metodológico. O Fórum também dará início ao programa de capacitação que será oferecido aos educadores físicos da rede.

A Secretaria da Educação formou recentemente uma comissão composta por renomados educadores da rede pública estadual e privada de ensino, além de representantes de algumas entidades atuantes na área, a fim de desenvolver uma nova proposta educacional para a Educação Física Escolar Pública. Ou seja, reformular o atual programa, porém dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Assim, realizará entre o final de 2002 e o início de 2003 cursos presenciais de capacitação com os 9.980 professores de educação física da rede, além de teleconferências e mais um Fórum, para que a nova metodologia formulada seja aplicada a partir do próximo ano letivo.

O professor Marco Garcia Neira, Mestre e Doutorando em Educação pela USP, irá ministrar a palestra ‘A prática pedagógica da Educação Física para formar o cidadão’. Segundo ele, as aulas de Educação Física desenvolvidas dentro da metodologia de ensino tradicional, que têm como objetivo o ensino dos esportes, não contemplam a totalidade do desenvolvimento de competências para a atuação cidadã. ‘A vida escolar é organizada pelo Projeto Pedagógico. Assim, a Educação Física deve deixar de estar de fora e passar a fazer parte desse trabalho que é comum, coletivo, participativo, aberto, democrático, fruto de pesquisas e fundamental para a formação’, afirma.

‘Para que a Educação Física atinja suas finalidades, é primordial a participação do professor como agente da ação. Para isso, busca-se um profissional competente e principalmente consciente de suas responsabilidades, que procure constantemente o aperfeiçoamento pessoal e técnico-profissional’, afirma o professor Mauro Gomes de Mattos, Doutor em Educação e Mestre em Educação Física pela USP. Ele irá ministrar a palestra O papel do professor de educação física na rede pública durante o Fórum.