Educação: Final do Festival de Dança das Escolas Estaduais mobiliza mais de 30 mil alunos

Festival faz parte do Calendário de Eventos/2003 da Secretaria da Educação

qua, 10/12/2003 - 13h47 | Do Portal do Governo

Nesta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12 de dezembro, a Secretaria de Estado da Educação realiza a final do I Festival de Dança/2003, que mobilizou, ao longo do ano, mais de 2 mil escolas e aproximadamente 30 mil alunos da rede pública de ensino.

O festival faz parte do Calendário de Eventos/2003 da Secretaria. Foi lançado em 8 de maio deste ano e homenageia a precursora da dança moderna no Brasil, a bailarina francesa Renée Gumiel, que tem hoje mais de 90 anos.

Renée nasceu na cidade francesa de Saint Claude e é radicada no Brasil desde a década de 50. Começou a dançar aos 17 anos e, ao longo de sua vida profissional, formou inúmeros dançarinos e coreografou obras como Stabat Mater (1957), Huis Clos (1963), Amargamassa (1978), Uma lágrima quer nascer para unir-se ao mundo (1986), A memória gruda na pele (1993). Além disso, atuou como atriz e bailarina em vários espetáculos. Entre eles: O Trem Fantasma (1979), As Galinhas (1980), O Eterno Regresso (1980) e Cacilda (1998/1999). Renée Gumiel foi presa duas vezes ao tentar fugir da França durante a ocupação nazista, na Segunda Guerra Mundial. Sobreviveu três vezes ao câncer e se recuperou de duas fraturas de fêmur que quase a afastaram da profissão. Com relação às dificuldades, Renée diz: ‘Tirei disso sabedoria e
humildade’.

Jurados ilustres

O corpo de jurados da Final do Festival será composto por profissionais conceituados da área: Sandro Borelli, Adibi Nagim, Eduardo Boni, Rosa Hércoles, Sofia Cavalcante, Eliana Cavalcante e Beatriz Goldman.

Cerca de 800 pessoas, entre alunos, professores, convidados, técnicos de som e coreógrafos deverão participar do evento.

Os 30 finalistas, divididos em duas categorias: infantil e juvenil,
irão concorrer em várias modalidades: balé clássico, moderno e contemporâneo, dança folclórica, dança de salão, street dance, jazz e sapateado, e os três vencedores de cada categoria receberão troféus, como prêmio.

As atividades artísticas, como teatro, música e dança, já existiam nas escolas estaduais, mas agora fazem parte do projeto pedagógico da rede estadual de ensino. O principal objetivo da Secretaria ao promover esses eventos é despertar nos alunos a capacidade artística, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à percepção, à imaginação, à emoção e à comunicação, bem como o uso da memória, a interpretação e a avaliação crítica.

Serviço:
Data: dias 11 e 12 de dezembro de 2003
Horário: das 10 às 18 horas
Local: Teatro Fernando de Azevedo- Secretaria de Estado da Educação
Praça da República, 53 – Centro – São Paulo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação