Educação: Festival de Teatro das Escolas Estaduais homenageia Gianfrancesco Guarnieri

O corpo de jurados será formado por profissionais como Eduardo Coutinho, Henrique Stroeter e Fernando Gomes

seg, 15/12/2003 - 17h08 | Do Portal do Governo

Até sexta feira, dia 19, a Secretaria de Estado da Educação realiza a grande final do I Festival de Teatro/2003, que mobilizou, ao longo do ano, mais de 1.700 escolas e cerca de 26 mil alunos da rede estadual de ensino.

No total, 29 grupos de estudantes irão se apresentar, aproximadamente, 500 alunos, divididos em duas categorias: infantil e juvenil. Os grupos infantis entrarão em cena na segunda e terça-feira, respectivamente, dias 15 e 16. Os juvenis, na quarta, quinta e sexta-feira, dias 17, 18 e 19. De cada categoria sairão vencedores 3 grupos (1º, 2º e 3º lugares). A premiação acontecerá nos dias 16 (infantil) e 19 (juvenil). Os ganhadores receberão um troféu.

O Homenageado

Em se tratando de teatro, a homenagem ao autor e ator Gianfrancesco Guarnieri justifica-se, não só por sua performance, como por sua obra. Italiano, naturalizado brasileiro, hoje com 69 anos, Gianfrancesco Guarnieri é um autodidata. Acumulou sucessos e vários prêmios ao longo de sua carreira, distinguindo-se no Teatro de Arena na composição de alguns personagens de grande expressividade, tais como em Ratos e Homens, de John Steinbeck, em 1957; como o jovem Tião, do texto de sua própria autoria Eles Não Usam Black-Tie, 1958; O Filho do Cão, em 1964; A Mandrágora, de Maquiavel; Tartufo, de Molière; o Coringa de Arena Conta Tiradentes, em 1967; o protagonista de Arturo Ui, de Bertolt Brecht, em 1971.

Vale destacar que, em 1958, o Teatro Arena, que encontrava-se em crise, prestes a fechar as portas, acabou recuperando-se após encenar um texto de Guarnieri – Eles Não Usam Black-Tie que, contrariando todas as expectativas impõem-se como o primeiro texto nacional a abordar a vida dos operários em greve. Os textos de Guarnieri ostentam, pela temática e proposições estéticas, vínculos com o realismo socialista, possuindo o mérito de deslocar o olhar cênico para as camadas populares, seus problemas e contradições próprias, sem a óptica paternalista tradicional.

Gianfrancesco Guarnieri passou pelo teatro, pelo cinema e a televisão. Em suas atuações, direções ou obras deixou claro seu projeto político, manifestando-se contra o regime militar, a ditadura. Foi um expert em retratar a complexidade do mundo real e dos homens.

Corpo de Jurados

O corpo de jurados da Final do Festival de Teatro/2003 será composto por profissionais conceituados na área: Luiz Serra, Eduardo Coutinho, Carolina Fabri, Álvaro Petersen, Henrique Stroeter, Fernando Gomes, Gigi Anhelli e Maurício Guilherme.

As atividades artísticas, como teatro, música e dança, já existiam nas escolas estaduais, mas agora fazem parte do projeto pedagógico da rede estadual de ensino. O principal objetivo da Secretaria ao promover esses eventos é despertar nos alunos a capacidade artística, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à percepção, à imaginação, à emoção e à comunicação, bem como o uso da memória, a interpretação e a avaliação crítica.


,b>Evento

Horário:

  • Segunda-feira, dia 15: das 10h às 19 horas
  • Terça–feira, dia 16: das 14 às 19hs
  • Quarta-feira, dia 17: das 14 às 19h30
  • Quinta-feira, dia 18: das 9 às 16h30
  • Sexta-feira, dia 19: das 9 às 16 horas
    Local: Teatro Franco Zampari – TV Cultura – Av. Tiradentes, 451 – Parque da Luz